sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Team Lotus - a quem pertence?


Essa briga vai longe. A Proton, dona do Grupo Lotus, fez um comunicado dizendo que nenhuma empresa de Tony Fernandes poderá usar o nome “Lotus” em 2011. Já ele contra-atacou dizendo que comprou de David Hunt o nome lendário da Team Lotus.

Semana passada a novela estava apenas no “aquecimento”, mas hoje a trama começou a desenvolver com maior intensidade. Segundo a montadora, Fernandes denegriu a imagem da Lotus, por isso, a concessão que a empresa lhe deu para 2010 não será revalidada.

Só que, logo após o comunicado, Riad Asmat, um dos sócios de Tony Fernandes, veio a público desmentindo a Proton e dizendo que comprou sim os direitos da Team Lotus e que irá usa-lo em 2011:
"Este ano, nos estabelecemos como uma nova equipe na F1, com uma licença do Group Lotus, e embora todos sonhássemos em trazer a Team Lotus para o lugar onde ela pertence, nós não pudemos fazê-lo em 2010, porque esses direitos eram detidos pela Team Lotus Ventures. Como o Tune Group comprou esses direitos agora, isso significa que poderemos usar o nome Team Lotus a partir de 2011.

No entanto, levando em conta que isso é contestado pelo Lotus Group, achamos que agora é o momento para acabar com esse assunto, de forma a não haver outros argumentos. Portanto, nós iniciamos os processos legais na Alta Corte Britânica para obtermos uma declaração de que o Team Lotus Ventures tem os direitos de uso do nome Team Lotus e tudo que é associado a esta marca em relação à F1.

David foi abordado várias vezes sobre a venda dos direitos do Team Lotus Ventures, incluindo uma oferta inicial da Proton/Lotus Group. Isso deve ter sido tentador para David, como legítimo proprietário da marca Lotus Team e seus respectivos direitos. Curiosamente, o Lotus Group também tentou revogar recentemente a marca no Registro de Marcas e Patentes, mas a manobra não foi bem sucedida.

Agora, temos de olhar para o futuro. Os detalhes do que vem acontecendo nos bastidores estão vindo agora à tona, e isso é bom, porque significa que os sócios da Proton e o governo [malaio] sabem a verdade sobre o que vem acontecendo. No entanto, o importante é olhar para o que estamos fazendo para garantir o sucesso futuro. Já investimos pesado no desenvolvimento de jovens pilotos [ASEAN], algo que não pode ser dito pelos nossos colegas do Lotus Group."

Ou seja, Fernandes e Cia. Ltda vai entrar na justiça para que a possa utilizar o nome Team Lotus, que recentemente adquiriu das mãos de David Hunt. Já a Proton, montadora que detêm os direitos pelo nome “Lotus”, não quer ver este nome nas mãos de Tony.
 
Muitos de nós odiou quando um certo time da Malásia quis usar o nome Lotus para correr nesta temporada, mas com o passar do tempo, vimos que a Malaysia Racing tem sim uma veia automobilística muito forte e quer fazer que o nome Lotus volte ao lugar que ocupava há anos.

Não sei quem está certo, mas desejo que Fernandes consiga utilizar de uma vez por todas o nome “Team Lotus” novamente. E discordando da Próton, a atual Lotus Racing não denegriu de maneira nenhuma o nome da empresa do lendário Colin Chapman.

3 comentários:

Claudio Cruz disse...

Saudade dos tempos de Emerson, Petterson, Andretti, Senna, Piquet... e do próprio Chapman!

Aureo Moreira / Congonhas disse...

a lotus deveria sempre ser da familia de seu criador: Collin Chapman

Anônimo disse...

Diga meu amigo sanches!!
Quanto tempo hem!!
Desde os tempos de unipac, vc já era um grande admirador da velocidade!!

Um grande abraço do seu amigo!!

nelsinho