segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

731...

Henri Pescarolo - STP March Racing Team - March 731 - GP da Espanha - circuito de Montjuïc Park - 1973

5 comentários:

Anônimo disse...

essa pintura e formato me faz lembar do brabham do pace de 76. Luciano H. Guess

walter disse...

A March sempre caça níqueis... Inúmeros pilotos ao longo da temporada.

E há um conflitos de patrocínios: Motul, no capacete de Pescarolo e os STP espalhados pelo carro.

Pescarolo, tão fera nos protótipos, foi nota cinco na F1.

Anônimo disse...

Em 1973, algumas equipes correram com chassis da March.

A equipe oficial começou com o chassis 721G, passou pelo transitório 721G/731 e terminou o ano com o 731. Até o GP da Holanda a equipe tinha o nome 'STP March Racing Team'. Talvez pelo acidente de Roger Williamson, após Zandvoort o nome ficou apenas como 'March Racing Team'.

As outras equipes, clientes, eram:

* 'Clarke-Mordaunt-Guthrie-Durlacher', do piloto Mike Beuttler (substituído no GP da França, apenas, por Reine Wisell), que começou com o chassis 721G e terminou o ano com o "híbrido" 721G/731.
* 'LEC Refrigeration Racing', do piloto (e herói) David Purley, sempre com o 731.
* 'Hesketh Racing', de James Hunt. A Hesketh começou sua história com o chassis March 731.
* 'Team Pierre Robert', numa aparição única no GP da Suécia, com Reine Wisell ao volante.
* 'Wheatcroft Racing', apenas no GP da Grã-Bretanha e numa parceria com a própria March. O piloto era Roger Williamson, pilotando um 721G/731.

No time oficial da March, o piloto oficial (e único) era Jean-Pierre Jarier. Jarier foi substituído em 3 ocasiões, durante a temporada. No GP da Espanha ele foi substituído por Henri Pescarolo (foto do post). Williamson, que havia participado do GP Britânico, numa "substituição" a Jarier, foi escolhido para substituir Jarier no GP seguinte na Holanda. Foi um fim trágico para Williamson, que acabou morrendo carbonizado, uma morte que poderia ter sido evitada... a tentativa de Purley em salvar o companheiro de F1 é tocante e desesperadora!

Logo Pescarolo voltou à cena da F1, no meio da temporada. De novo como piloto da 'Frank Williams Racing Cars' (foi piloto da equipe em 1971 e 1972), pilotando agora o ISO-Marlboro IR01. A equipe de Frank Williams, em 1972 chamava-se 'Team Williams MOTUL'... talvez o capacete de Pescarolo estivesse na gaveta até que a March o chamou para substituir Jarier...


E a propósito, fotos neste ponto do circuito de Montjuic, são sempre belas!


um abraço,
Renato Breder

Walter disse...

Essa layout então é bem parecido com o do carro que Roger Williamson pilotava em Zandvoort.

A morte dele é uma chaga para os holandeses, cuja organização de prova atuou diretamente para matar Williamson carbonizado e ao David Purley de tristeza.

Eu não lembrava (e o EncicloBreder nos ensina) das idas e vindas do Pescarolo, em 1973. Em 1974 ele pilotaria a BRM e depois partiria para os protótipos.

Interessante que, fora Hunt, piloto da Hesketh, todos fracassaram na F1.

Paulo Moreira disse...

March, uma equipa histórica da F1. Pescarolo, um grande nome da Endurance. Montjuïc, um belo circuito mas que trás más memórias.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/