sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Monza...

Amigos, bom dia a todos...

Temporada de 1956...

GP da Itália - circuito de Monza...

Pole Position: Juan Manuel Fangio (Ferrari)...

Pódio: Stirling Moss (Maserati) , Peter Collins / Juan Manuel Fangio (Ferrari) e Ron Flockhart (Connaught)...

Fast Lap: Stirling Moss – 02:45.500...







6 comentários:

TW disse...

Era usado na época aquele anel oval... Os caras eram verdadeiros malucos para correr ali sem segurança nenhuma. Mas isso era esporte a motor...

Jaime Boueri disse...

Legal os registros dos motores dianteiros. Bela postagem, André!

Anônimo disse...

Belíssimas fotos, André.
Essa foi sem dúvida, uma daquelas corridas dramáticas dos anos cinquenta, mas que premiou o Chueco com seu quarto título de campeão mundial.Podemos vê-lo na primeira foto, onde aparece o famoso Banking de Monza, acompanhando Moss (36)junto a Collins(26) e Harry Schell (18). E...tem brazuca na parada! Nano da Silva Ramos está na terceira foto com o seu Gordini T32 #8. Mau dia para o Nano: quebra de motor na terceira volta. É difícil dizer qual foto é mais "hermosa", como diria o amigo Juanh, mas acho que vou escolher a 6ª, com Musso (28), Castellotti (24) e Fangio (22) cruzando a reta.
Abç
Caranguejo

Anônimo disse...

A pedido do André...
Na segunda foto, os belos carros verdes são os Connaught-Alta, de Les Leston (2), Archie Scott Brown (4)e Jack Fairman(6). Alguém aí falou em segurança? Pois Archie tinha má formação do braço direito e de ambas as pernas. Era o exemplo de raça e só não participou porque os italianos o barraram.A quarta e quinta fotos nos mostram o carro da decisão, utilizado pelo Fangio para tornar-se tetracampeão.Por fim, Stirling Moss, vencedor da prova, sorrindo amarelo, pois só venceu depois que seu companheiro de equipe Luigi Piotti o empurrou para os boxes, quando o britânico ficou sem gasolina...
Caranguejo

Anônimo disse...

Ah, as ordens de equipe!!!!


** FOTO 1 **

Pelo placar, volta 4 (Giri 4)...
A ordem dos pilotos, no início dessa volta, era: Castellotti (#24), Musso (#28), Schell (#18), Fangio (#22), Collins (#26), Moss (#36), etc.
No entanto, o placar mostra os números 24, 28 e 22... estranho.
Ao ser completada a volta 5, a ordem era Moss, Schell, Fangio, Collins, Taruffi, etc, e foi assim - com os 5 primeiros - até a volta 10.

Os carros, em primeiro plano na foto, são:

#36 Stirling Moss (Maserati 250F) à frente, seguido por
#22 Juan Manuel Fangio (Lancia Ferrari D50 - mais tarde Eugenio Castellotti pilotaria esse carro) e
#26 Peter Collins (Lancia Ferrari D50 - mais tarde, Fangio assumiria a pilotagem desse carro) ambos ultrapasando
#18 Harry Schell (Vanwall VW2) na 'Curva Nord'... isso entre as voltas 5 a 10 do GP.

Lá atrás entrando na curva inclinada, parece ser outra Vanwall (VW1), a de Piero Taruffi...


** FOTO 2 **

Garagem da 'Connaught Engineering'.
Os belíssimos carros ingleses (Connaught B type), equipados com o também britânico motor Alta, foram pilorados por:

#2 - Les Leston (triângulo vermelho)
#6 - Jack Fairman (triângulo amarelo)
#4 - Ron Flockhart (triângulo azul)

A equipe foi bem nesse GP. Flockhart foi ao podio, em 3o, e Fairman foi o 5o.


** FOTO 3 **

O Gordini T32 #8 do piloto brasileiro Hermano (ou Hernando?) da Silva Ramos.
Hermano foi o melhor Gordini no grid de largada: largou em 20o, na penúltima fila.
Apesar disso, foi o primeiro piloto a abandonar o GP: apenas 3 voltas com problemas no motor.


** FOTO 4 **

Fangio assumindo o comando da Lancia Ferrari #26, carro de Collins... lá pela volta 35 ou 36 da corrida.
Castellotti, que havia abandonado o GP na volta 9, assumiu o carro #22, de Fangio.
Collins - que também tinha chances de ser campeão! - ficou a pé.. apenas assistindo Fangio ser campeão.
Com o carro de Collins, Fangio conseguiu terminar o GP em 2o lugar e assegurou seu 4o título de campeão.


** FOTO 5 **

O carro de Collins... e seus 'irmãos gêmeos' no berçário...
O último deles é um 'T' carro... de testes apenas.


** FOTO 6 **

A primeira fila do grid - toda Lancia Ferrari - se alinhando para a largada.
#28 Luigi Musso - #24 Eugenio Castellotti - #22 Juan Manuel Fangio, o pole posiion.

Na largada, Fangio saiu mal e foi ultrapassado pelos dois companheiros.


** FOTO 7 **

Final do GP.
Stirling Moss sendo saudado pelos mecânicos e cartolas, por ter vencido a corrida.
Venceu a corrida mas foi, mais uma vez, vice-campeão...

Atrás dele, a Lancia-Ferrari #26 (de Collins), pilotada por Fangio.
Fangio foi o segundo no GP, mas terminou a temporada como campeão.



Belíssima sequência, André...

um abraço,
Renato Breder

Juanh disse...

André, si bien el amigo Caranguejo tiene razón cuando dice "É difícil dizer qual foto é mais "hermosa", como diria o amigo Juanh", me voy a quedar con la primera que muestras, esa en la cual los cuatro autos ingresan al antiguo "banking", la tremenda curva peraltada con la cual disfruto cada día que miro "Grand Prix" (también pude apreciarla hoy al ver la clasificación del GP de Italia).
Abrazos!