sábado, 27 de agosto de 2011

GP da Bélgica (3): a incerteza do tempo

Amigos, a formação do grid para o GP da Bélgica começou com chuva, mas a pista secou na última parte (Q3). E como era de se esperar, a emoção apareceu. Com pneus slick, uma volta fantástica de Lewis Hamilton a poucos segundos do fim parecia que ia lhe dar a pole position. Ledo engano. Poucos instantes depois, Sebastian Vettel colocou ordem na casa, com 1m48s298, e vai largar na frente pela nona vez no ano. O inglês da McLaren teve de se contentar, mais uma vez, com a segunda posição, meio segundo atrás. O aniversariante Mark Webber ficou em terceiro, mais de um segundo atrás do companheiro. 

Um dos destaques do treino classificatório foi o desempenho de Bruno Senna. Mesmo apenas em sua primeira corrida com a Renault-Lotus, o brasileiro fez bonito e andou bem em todas as partes da sessão. Ele vai largar na sétima posição do grid, à frente de Fernando Alonso, da Ferrari, apenas o oitavo. De quebra, ainda ficou na frente do companheiro, o russo Vitaly Petrov, décimo colocado.

Um pódio brasileiro  à vista? Quem sabe. Não custa sonhar...


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ayrton Senna em terras mineiras...

Amigos, fazendo uma pesquisa sobre Ayrton Senna acabei descobrindo no site da FMA - Federeção Mineira de Automobilismo, fotos da passagem do eterno ídolo no kartódromo Rio Verde, em Nova Lima, no ano de 1980, realizando testes para um fabricante de pneus.

Leiam a matéria complete no link <http://www.fma.com.br/airton_senna/teste_pneus.asp> e vejam todas as fotos.

Uma grande lembrança do eterno campeão em sua passagem por Minas Gerais.

 
 

GP da Bélgica (2): Schumi e seu capacete especial...

Amigos, Michael Schumacher vai usar um capacete comemorativo neste fim de semana, no GP da Bélgica, em homenagem aos 20 anos de sua estreia na Fórmula 1, em 1991.

O modelo, tradicionalmente vermelho, foi trocado pelo dourado, com alguns grafismos diferentes do habitual no topo e nas laterais. A pintura teve um trabalho de folheamento a ouro 21 quilates no casco, que já foi utilizado nos treinos livres desta sexta-feira.

O alemão merece...


GP da Bélgica (1): o retorno...

Amigos, terminado o período de férias no Velho Continente, a F1 retoma suas atividades a partir de hoje na Bélgica, em Spa-Francorchamps, no mítico circuito que encanta 9 entre 10 pilotos. E pra começar, agora pela manhã o velho Schumi cravou a melhor marca dos treinos livres e levou sua Mercedes ao 1º posto do grid provisório. Só lembrando, Schumacher completa 20 anos de F1 neste domingo. Parabéns ao heptacampeão.

Bruno Senna que restréia na categoria como piloto titular não foi bem e acabou batendo. O brasileiro vinha em uma volta rápida, quando seu carro saiu de traseira na curva 9, logo após o hairpin da Rivage, e acertou a barreira de pneus, danificando a suspensão traseira direita de seu carro. Entretanto, ele ficou apenas sete décimos atrás do companheiro Vitaly Petrov, que andou com a pista em melhores condições. Os resultados de ambos, entretanto, não foram bons: o russo foi o 22º e o brasileiro, o 23º colocado.

Bruno Senna e sua Renault-Lotus
Os outros brasileiros foram bem neste primeiro treino em Spa-Francorchamps. Preocupados em avaliar novidades aerodinâmicas, Felipe Massa e Rubens Barrichello andaram bastante, apesar da chuva ter atrapalhado bastante seus objetivos. A pista chegou a ficar vazia por 25 minutos. O piloto da Ferrari, que chegou a reclamar do peso de seu capacete no início da sessão, acabou em sétimo, com 2m04s728. Já o da Williams ficou logo atrás, em oitavo, com 2m05s391.

Amanhã será a hora da verdade para todos os postulantes à vitória. Boa sorte aos brazucas...

Nico Rosberb / Mercedes - 2º no grid provisório de Spa

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Imagem do dia...

Amigos, muito antes de se estranhar com Ayrton Senna no GP do Japão de 1989, Alain Prot já andava se estranhando com Nelson Piquet no GP da Alemanha em 1983.

E como dizia Piquet: o Prost antes de ser campeão fazia um monte de bobagens na pista. Depois que foi campeão virou o "Professor"... é pra rir mesmo... 

e não nos esqueçamos que o "Professor" tinha medo de água... era só chover que o francês sumia da prova...

Que calor...

Vejam só como era o "profissionalismo" da F1 no início da década de 1980. Mecânicos da equipe Renault ao lado do carro de Alain Prost durante os treinos classficatórios para o GP do Brasil em 1983, no circuito de Jacarepaguá - Rio de Janeiro.

Todos nós sabemos que na cidade maravilhosa os termômetros beiram os 40º no verão, mas a francesada não... e aí resolveram ficar "à vontade"... só o piloto não teve o mesmo privilégio...


Túnel do Tempo: GP da Bélgica - 1985

Amigos, às vésperas de mais um GP da Bélgica no mítico circuito de Spa-Francorchamps, é válido relembrar um grande momento da F1: a 2ª vitória do fantástico Ayrton Senna. No cockpit de sua Lotus JPS 96T, Senna superou as "feras" da época: Alain Prost/Niki Lauda (McLaren), Keke Rosberg/Nigel Mansell (Williams), Nelson Piquet/Marc Surer (Brabham) e Michele Alboreto/Stefan Johansson (Ferrari), que tinham equipamentos superiores ao seu.

A corrida alternou entre seco e molhado e Senna mostrou a todos que escreveria seu nome no hall da fama da F1 em pouco tempo. O resto todo mundo já sabe.

Ayrton venceu seguido (de longe) por Nigel Mansell/Williams. Alain Prost/McLaren completou o pódio. O outro brasileiro na prova, Nelson Piquet/Brabham chegou na 5ª posição.

Recordar é viver...

 
 

Imagem do dia: Bruno Senna

Amigos, desejo toda a sorte do mundo ao jovem Bruno Senna que está a um passo de ser piloto oficial da equipe Renault-Lotus já neste domingo, no GP da Bélgica. E nós poderemos ter a oportunidade de rever o sobrenome Senna em um carro preto e dourado na F1.

Avante Senna...


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

V Encontro Regional de Autos Antigos de Conselheiro Lafaiete

 
Amigos, vem aí o V ENCONTRO REGIONAL DE AUTOS ANTIGOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE, dia 11/09/2011 (Domingo), no horário entre 08h às 16hs, na Praça da Rodoviária da cidade.

Caio Mário Baptista Pereira - Presidente do Clube de Autos Antigos Rota Real, convida todos os apaixonados por carros a marcarem presença.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete e também da F.B.V.A. (Federação Brasileira de Veículos Antigos).

Além do referido encontro, haverá uma Feira de Artesanato com produtos regionais e barracas com comidas típicas.

Imperdível...

Senna na Lotus? Já ví esse filme...


Amigos, Bruno Senna pode estar no cockipt da equipe Renault-Lotus neste próximo domingo, dia 28, no GP da Bélgica, no mítico circuito  de Spa-Francorchamps. Li a notícia agora a pouco e confesso que fiquei feliz por, quem sabe, ver novamente o sobrenome Senna em um carro preto e dourado com a inscrição Lotus. 

Será uma sensação única...

20 anos de Schumacher...


Meus caros amigos, amanhã, dia 23, faz 20 anos que Michael Schumacher apareceu pela primeira vez numa papeleta de tempos da F-1. Era uma sexta-feira, abertura dos treinos para o GP da Bélgica de 1991, em Spa-Francorchamps. O alemão correria pela Jordan no lugar de Bertrand Gachot, que estava preso na Inglaterra por ter se envolvido numa briga de trânsito.

A Jordan estava em sua temporada de estreia, tinha um bom carro e a Mercedes-Benz perguntou quanto custava aquela vaga. Queria colocar para correr um jovem piloto de seu time de Esporte Protótipos, um certo Michael Schumacher. O lugar custou 300 mil dólares. O tal Schumacher classificou o carro verde em sétimo. Foi uma façanha, embora Andrea de Cesaris já tivesse feito o mesmo na Alemanha.

A corrida de Schumacher durou pouco, o carro quebrou na primeira volta. Mas na prova seguinte ele estava na Benetton, e o resto todo mundo sabe.

Com seis vitórias em Spa, entre elas a primeira de suas 91, o alemão considera a pista sua “sala de estar”. Diz que muita coisa mudou em 20 anos, mas permanece o encanto do circuito belga, um dos últimos dos moicanos (ao lado de Interlagos, Monza e Suzuka, acho que Spa forma o quarteto mágico entre as pistas que fazem parte do calendário, apesar da mutilação pela qual passou o traçado paulistano).

Entre as coisas que mudaram nesses 20 anos está o título de melhor de todos os tempos. Vários podem reivindicar o status, de Fangio a Clark, de Senna a Prost. Ou podiam, antes do alemão. Schumacher foi melhor que todos eles nos números.

Mais para mim Ayrton é e sempre será o maior de todos.

Imagem do dia...

Amigos, hoje completam-se 35 anos da morte de Juscelino Kubitschek. Na foto, ele está olhando a montagem da perua Universal, o primeiro carro montado pela Vemag, em 19/11/1956. JK foi o pai da indústria automobilística brasileira. E a caminhoneta DKW, seu primeiro filhote.


13° Encontro Nacional de Autos Antigos de Barbacena


Amigos, será neste próximo final de semana (27 e 28/08) o 13º Encontro Nacional de Veículos Antigos e o 8º Encontro de Hot e Street Car de Barbacena, a "cidade das rosas".

O local do evento será nas dependências da Apec Veículos - concessionária VW, bem na entrada da cidade. A organização é do amigo Cláudio Mazzoni, presidente do Clube de Autos Antigos de Barbacena.

E com certeza teremos a oportunidade de apreciar bem de perto as raridades sobre rodas que estarão expostas lá. Não percam...

domingo, 21 de agosto de 2011

Nostalgia Urbana: BH de outrora...

Amigos, vejam esta foto de BH, nossa capital. É a conhecida Praça 7 que é a praça mais central e ponto de referência da cidade. Esta foto de 1971 mostra a praça sem o famoso Pirulito que foi transferido para a atual Praça da Savassi mas que em pouco tempo acabou retornando à praça 7. Destaque ainda para o Cine Brasil à esquerda.

Reparem nos carros: Fuscas, DKW-Vemag perua, Kombis e um Simca Chambord branco.

A promessa Pietro Fittipaldi...

A Revista ESPN deste mês tem uma matéria do Ubiratan Leal sobre o Pietro Fittipaldi, neto do Emerson que compete na Limited Late Model da pista de Hickory, preliminar da Nascar All American Series. Até aí, tudo bem, todos estão fazendo matérias sobre o garoto, muitos sem explicar exatamente que categoria ele corre ao dizer que simplesmente que é Nascar.

Mas o que me surpreendeu foi o número de patrocinadores que o garoto ostenta em seu macacão. São 13. Vamos a eles: Garoto, Players Car Rental, Runner, Sofisa, Marconi Home Art Photography, Polishop, IBEPLog, Travel Ace Assistance, Wynn Las Vegas, Jeronimo da Veiga Empreendimentos e Participações, Baterias Moura, Bringer Corporation e Presença Trading.

É ótimo, quanto mais patrocínios um piloto tiver, melhor. Mas me pergunto quantos pilotos no Brasil têm 13 patrocinadores? Ainda que patrocinar um menino que corre numa microcategoria dos EUA deva ter um baixo custo para as empresas, o fato de um garoto ter 15 anos e tantos apoios surpreende.

É evidente que isso só ocorre por conta de ele ser neto do Emerson. E não há nada de ruim nisso: cada um joga com as cartas que têm, como disse a Maria de Villota em relação a uma possível chegada à F1 por ser mulher. Mas, em um momento em que tantos bons pilotos param de correr e interrompem carreiras promissoras por falta de grana, essa discrepância de interesse por parte das empresas chama a atenção. Sim, porque muitos delas têm atuação no Brasil.

Aí abre-se a questão: tanto na ESPN quanto em três matérias de grandes portais que vi sobre Pietro, só consegui ler com clareza o logo da Garoto nas fotos. Ou seja, mesmo para o Brasil, a exposição destas marcas não é assim absurda. Deve ser uma aposta de longo prazo. Então, que o garoto evolua e vá bem na Nascar, seu objetivo: ter tanta empresa dando suporte é coisa para muito poucos e não deve ser desperdiçado.

F1 de volta aos EUA...

Amigos, o ex-piloto David Coulthard matou saudades de um bólido da F1 ao pilotar um carro da RBR em frente ao Capitólio do Estado do Texas, sede do governo estadual, em Austin.

A demonstração foi feita neste sábado, 20/08, com o intuito de promover o retorno de um GP de Fórmula 1 para os Estados Unidos em 2012. O último GP dos EUA foi no ano de 2007 em Indianápolis.

A F1 merece retornar à terra do Tio Sam. E nós brasileiros temos ótimas recordações das pistas estadunidenses.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mussum - armando uma "pindureta"

Amigos, relembrando um grande momento do "quarteto mágico" da tv brasileira - Os Trapalhões, Mussum e Tião Macalé tentam aprontar pra cima do Didi... imperdível...




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nelson Piquet - parabéns tricampeão

Hoje, 17 de agosto, celebra-se mais um aniversário de Nelson Piquet Souto Maior. O primeiro brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 chega nesta quarta-feira a 59 anos de idade.

Atualmente é um empresário bem-sucedido e nas palavras do próprio, dez vezes mais rico do que quando conquistou seus três títulos mundiais fazendo o que mais gostava, Nelson é um homem que tem orgulho do que conseguiu na vida e da prole que segue seu caminho nas pistas. Ele não transparece isso por pura timidez, mas dá pra perceber no ar a preocupação que ele sente com Geraldo, Nelson Ângelo e Pedro, os representantes da segunda geração do sobrenome campeão do mundo.

Piquet é um cara que sempre detestou hipocrisia. Até hoje é sincero. E mesmo que seu humor por vezes demonstre uma falta de paciência com as pessoas, é um homem até hoje muito respeitado pela imprensa internacional e por muitos dos seus antigos colegas nas pistas.

Tudo o que for dito será pouco, perto do que ele fez nas pistas, pelo talento que mostrou, pelas qualidades que o fizeram um dos pilotos mais completos da história.

 
 

Parabéns Tricampeão...

Como era a F1 (2)...

Amigos, continuando a série "Como era a F1" - parte 2... 

Box da equipe Ferrari em Monza - 1971
Box da equipe Ferrari - o carro serve como mesa para o almoço

Reunião no motorhome da Lotus, Hockenheim 1970. À esquerda Emerson Fittipaldi, ao centro Colin Chapman e à direita Jochen Rindt
Reunião no motorhome da Lotus, Hockenheim 1970.
Câmera on-boar no carro da Renault - início dos anos 1980

Momento crítico: o reabastecimento era feito sem qualquer proteção. Observem Petter War com o extintor contra incêndio!
Emerson Fittipaldi devia estar "rezando" para que nada acontecesse.
Vejam os carros da Ferrari no estacionamento do circuito de Montjuich em Barcelona - 1971
Jackie Stewart, o Escocês Voador, a bordo de sua Tyrrell saboreia um lanche...
Mecânicos da Lotus fazendo ajustes no carro de Emerson Fittipaldi - Clemont-Ferrand / França - 1973.

7ª Visita de Autos Antigos à Aparecida

Amigos, a 7ª visita de autos antigos de Congonhas até a cidade mística de Aparecida/SP aconteceu neste último final de semana.

Os "romeiros", que saíram de Congonhas no dia 12/08 e retornaram no dia 14/08, foram em busca da renovação e fortalecimento da fé além de estreitarem ainda mais a união entre amigos e familiares.

Uma viagem belíssima pelos caminhos das gerais: a rota foi a seguinte: Congonhas, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, São João del Rey, São Vicente de Minas, Minduri, Cruzília, Baependi/Caxambu, Itamonte, Passa Quatro - última cidade mineira na divisa com o estado de São Paulo, Cruzeiro/Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida. Aproximadamente 450km de muita alegria e confraternização entre os participantes.

Tarol e família estão de parabéns...

Vejam as fotos da viagem e deixem seus comentários