Emerson Fittipaldi - Lotus 72E - GP de Mônaco - 1973
José Carlos Pace - Surtees TS14A - GP da Espanha - 1973
José Carlos Pace - Surtees TS14A - GP da Espanha - 1973
Wilson Fittipaldi - Brabham BT42 - GP da Holanda - Zandvoort - 1973
Luiz Pereira Bueno - Surtees TS9B - GP do Brasil - Interlagos - 1973
9 comentários:
Puxa, fantástico esse post. A geração de "entrada" de fato dos brasileiros na F1. Cada um dos três com suas múltiplas qualidades. Estou até já imaginando a geração 2. Luciano H. Guess
O "Rato" puxou a fila. Ai veio o "Tigrão" e o "Peroba". Com a formação da equipe Fittipaldi a partir de 75 vão surgir outros brazucas - Ingo e Alex Dias Ribeiro (que correu pela March) e Depois o Nelsão que fechou os anos 70.
Acho mal contada a história desses tempos; houve vários brasileiros que foram para lá.
Por falta de dinheiro e de gestão de carreira, muitos tiveram que voltar (Luiz P. Bueno, Ricardo Achcar, Francisco Lameirão etc.).
Mas essas aventuras individuais são mal documentadas por fotos e por relatos, o que é uma pena.
A própria carreira do Wilson é mal contada: poucos meses depois dessa foto em Zandvoort, ele abandonaria a categoria por um ano, para voltar em 1975, com o Copersucar Fittipaldi. Matou sua própria carreira...
As fotos são lindas e dão uma idéia da força dos pilotos brasileiros naquele tempo.
Não é a toa que, de 1972 até 1991, ganhamos oito títulos.
ah, me esqueci do "Moco"
Walter,
você tocou num ponto interessante: muitos brasileiros foram para a Europa no final da década de 1960 e quase nada temos documentado. É instigante a tentar pesquisar nas categorias abaixo da F1. Pode ser que nos revele boas surpresas. Grato. Abs
Uma correção amigos: como mencionou o Robert, faltava o Moco... Agora corrigido o post. Grato.
Com o Pace, o post ficou mais lindo e mais historico.
Só no período 1969 a 1982, lembro dos já mencionados Emerson, Pace e Wilson, junto com Ricardo Achcar, Francisco Lameirão, Luiz P.Bueno, Lian Duarte, Giú, Rossi (não lembro o primeiro nome), PV Delamare.
Tem outros, mas não lembro de cabeça. Andaram de FFord e F3 (ou F2, no caso do Lian).
Nos anos seguintes, a revoada prosseguiu, qté que Piquet arrasasse na F3 européia, em 1978.
CORREÇÃO: era 1969 a 1972. Até 1982, a lista dava uns 50 nomes...
Walter, excelente observação. Grato.
Postar um comentário