segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não valeu: GP Brasil - Jacarepaguá - 1982


Amigos, quem não se lembra do GP do Brasil de 1982 disputado no circuito de Jacarepaguá? Pois foi lá mesmo que Nelson Piquet (Brabham) e Keke Rosberg (Williams) protagonizaram uma grande farsa.

Piquet venceu a prova seguido por Rosberg e Alain Prost (McLaren) que completaram o pódio. 

Porém, alguns dias depois, a FIA percebeu que a Brabham de Piquet e a Williams de Keke tinham descoberto uma falha no regulamento em relação ao peso mínimo de cada carro. Com isso, a Williams e Brabham fizeram um sistema de resfriamento dos freios com água.


Sendo assim, os carros ficavam com o peso mínimo no inicio da corrida e durante ela os carros ficavam mais leves que todos na pista, ganhando grande vantagem sobre os outros. A falha no regulamento era que se permitia, ao fim da corrida, recolocar os líquidos perdidos durante as corridas para os carros ficarem no peso mínimo ideal.

Mas, ao final das contas, Piquet e Keke foram desclassificados e Alain Prost herdou a vitória, com John Watson ficando com a segunda posição e Mansell a terceira. Os outros lugares pontuáveis ficaram com Michelle Alboreto, Manfred Winkelhock e Didier Pironi...

5 comentários:

Antônio Malta - BH disse...

Eu assisti a essa corrida. Lembro-me bem da grande vitória do Piquet e que posteriormente foi anulada por irregularidades no seu carro. Gostei da recordação. Abraços

Diógenes Coelho disse...

Show o blog,adicionei nos favoritos do meu .

William C. Rohrbacher disse...

Legal o blog... parabéns..

venho convidar pra visitar o meu tmb..

www.vwfusca75.blogspot.com

troca de link só da um toke..

abraços..

Anônimo disse...

Mto massa. Piquet sempre foi meio picareta...

Eduardo disse...

Eu não cheguei a assistir esta corrida ao vivo na época, só agora pude assistir. Piquet fez uma corrida incrível, mesmo com as mutretas.