domingo, 20 de dezembro de 2020

Tal Pai, tal Filho...

Graham Hill estaria ensinando os primeiros "truques" ao filho Damon Hill? E com a ajuda do engenheiro Tony Rudd e do mecânico Dick Salmon. O ano é 1965 mas e o local?

5 comentários:

Anônimo disse...

De cara, pelo BRM, pensei ser 1965.
Parece muito o BRM P261 como apareceu naquela temporada.

Fui consultar "minhas fontes" e elas dizem que Damon Hill nasceu em Setembro de 1960.
Se a foto é de 1965, Damon teria então entre 4 e 5 anos... será?

Me lembrei de outras fotos que eu já vi neste tema e fui à procura delas.

1) Esta outra foto parece ser do mesmo dia da foto do post (dá pra ver o BRM de lado):
==>> https://pbs.twimg.com/media/BaAtm2WIEAE9AFu?format=jpg&name=small


2) E que tal esta foto aqui? A legenda diz que é Damon Hill no carrinho:
Bruce McLaren, Stirling Moss, Tony Brooks, Graham Hill (paizão coruja), Jo Bonnier e Wolfgang von Trips, todos agachados...
==>> https://www.voitureapedales.com/images/Dom/14-04-24/DAMON_HILL_1_VOITURE.jpeg


3) E em 1967, em Silverstone, dois meses antes do GP da Grã-Bretanha, Damon Hill experimenta o cockpit da Lotus de seu pai.
==>> https://i.dailymail.co.uk/i/pix/2015/06/29/17/2A16C10400000578-0-image-a-37_1435594413546.jpg

E num futuro distante, 2015, ele pilota de fato a Lotus de seu pai:
https://www.youtube.com/watch?v=2eUjwhOa_0g


4) No começo dos anos 70, foi Graham quem experimentou os carrinhos do filho:
==>> https://www.voitureapedales.com/images/Dom/14-04-24/DAMON_4_VOITURE.jpeg


ATUALIZAÇÃO: Logo antes de publicar meu comentário, no último site pesquisado, achei este texto sobre a foto do post (está em inglês!):

"Graham Hill tries not to take offence as his 4-year-old son Damon tries a miniature Lotus for size. Damon’s hero is Lotus driver and dad’s big rival, Jim Clark. At least Hill senior can be confident that the 20cc replica Lotus, costing £112, will be no match for his 1500cc, 200 bhp BRM, costing £10,000.


um abraço,
Renato Breder

Paulo Moreira disse...

Acho que já não vou acrescentar nada ao que o Renato Breder escreveu.
A foto deve mesmo ser de 1965. Já quanto ao local, provavelmente será em Silverstone? levanto essa possibilidade por estar o Damon com o pai na pista e por ser em Inglaterra. Não sei se a família do Graham o acompanhava nos outros Grandes Prémios, principalmente os filhos.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

S. Carvalho disse...

Apenas um reparo, porque Tony Rudd era o engenheiro principal da BRM e não um mecânico.
Quanto ao ano, pela configuração do motor, admissões exteriores e escape central, entre as admissões portanto, é 1965.
A foto deve ter sido tirada em alguma sessão de treinos privada no início da época porque, para além da ausência de números na carroçaria, o carro ainda não tem na parte superior da frente, à altura da suspensão dianteira, os dois orifícios arredondados que serviriam para saída do ar que atravessava o radiador, que foram usados durante o ano.

Por Dentro dos Boxes disse...

Agradeço aos amigos Breder, Paulo e S. Carvalho. O ano é 1965, diante dos comentários apresentados. Tony Rudd era o engenheiro da BRM. Farei a devida correção.

Quanto à pista segue a dúvida. Abs

Anônimo disse...

um belo incentivo ao filho que seguiu direitinho o caminho do pai. Luciano H. Guess