quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nostalgia urbana (IV) - VW Fusca - 1970


Vejam esta raridade que encontrei na cidade vizinha de Conselheiro Lafaiete: um VW Fusca, motor 1.300 cm3, com 36CV de potência, ano/modelo 1970. Notem o pára-choque de duas lâminas. Ainda em 1970 foi lançando com o pára-choque de lâmina única.

O modelo ai da foto era carinhosamente conhecido como "fusquinha". O VW Fusca 1.500 cm3, lançado no início de 1970 foi logo apelidado de "Fuscão" e era o sonho da juventude daquela época.

Um pouco de história:

A Volkswagen do Brasil, em 1959, lançou o VW Sedan 1200, que imediatamente passou a ser conhecido como Volks. Muitos automóveis já haviam feito sucesso no Brasil antes do Volks e outros, depois viriam a fazer. No entanto, nenhum antecipou ou repetiu o experimentado pelo VW Sedan, um fenômeno mundialmente só comparável ao do Ford Modelo T. Em 1961, o Volks evoluiu: o pequeno vigia traseiro cresceu, as duas "bananinhas" que despregavam ao ser acionadas para informar a mudança de direção e câmbio de quatro velocidades, com a primeira "seca", foram substituídos por um vigia de dimensões bem maiores, luz de seta de direção e câmbio com primeira marcha sincronizada.

Em 1967, o 1200 foi substituído pelo Sedan 1300 mais potente (8 cv DIN a mais). Em 1970, algumas mudanças no desenho - dentre elas a dos pára-choques (agora com lâmina simples) - marcariam uma nova fase para o Sedan, agora apelidado de Fusca. Uma versão mais potente - o Sedan 1500 (Fuscão) - ampliava a linha. O Fuscão, com tomadas de ar sobre o cofre do motor, possuía aspecto mais jovial, simbolizando um passo à frente. Sua produção era significativa - ocupava a posição de segundo carro nacional mais vendido - e só perdia (por pouco) para o Fusca. Em 1975, a crise do petróleo afetou significamente suas vendas e, na prática, o 1500 foi sendo substituído pelo 1300L (Luxo, com o mesmo acabamento do Fuscão e motor mais econômico).

Por longa data o Fusca seguiu como o mais vendido nacional. No entanto, pouco a pouco foi perdendo a força. No início dos anos 1980, quando o álcool se transformou no principal combustível a versão 1600cm3 foi adotada como única opção. O motor a álcool 1600 com carburação dupla conferiam ao Fusca uma performance inimaginável anos atrás. Porém, suas limitações eram por demais evidentes. Mesmo com valor inferior, não conseguia um número de vendas que justificasse sua permanência. Como continuava adorado, foi lançada uma última série para comemorar sua passagem pelo mercado nacional e em 1987 teve a produção interrompida. Relançado em 1993 a pedido do então Presidente Itamar Franco, saiu de linha em definitivo em 1997.

Foram produzidos no Brasil aproximadamente 3.300.000 unidades. Verdadeiramente mais um veículo que ajudou a desenvolver este país.

FICHA TÉCNICA:

Origem e Fabricação: VolksWagem - Alemanha, VolksWagem - Brasil
Chassi e Carroceria: tipo plataforma - sepadarados
Disposição: motor e tração traseira
Motor: 4 cilindros boxer OHV, 1.292cm3, arrefecido a ar e 36hp (SAE) a 3.700rpm
Câmbio: manual de 4 marchas


Recordar é viver...

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