A foto ai foi enviada pelo amigo Rodrigo Costa, expert em sonorização e sensível às maravilhas sobre rodas.
É um raro exemplar do VW/Karmann Ghia, ano 1967, já com motorização de 1.500cm3. Um carro em que pode-se afirmar, sem medo, que ele foi um dos mais bonitos carros daquele e de todos os tempos. O modelo cativou um público muito especial, pois era um automóvel com boa dirigibilidade, fácil uso e de simples manutenção Volkswagen.
Um pouco da história:
A Karmann instalou-se no Brasil no início dos anos 1960, algum tempo após a VW, com o propósito de produzir um elegante cupê desenhado por Ghia, um grande designer automobilístico. Sobre a plataforma VW e utilizando exatamente a mesma mecânica que o Sedan, começava a ser fabricado no país o VW Karmann Ghia em 1962.
Sua carroceria, acabada a mão, tinha um desenho especial.
Sem dúvida, o Karmann Ghia criou uma categoria única e diferenciada, sem concorrentes. Ele era um esportivo que se dava ao luxo de dispensar performance.
A associação à imagem do Volkswagen como algo menos formal que a de um carro familiar popular sempre esteve presente. Já nas primeiras imagens divulgadas do automóvel aparecia um modelo conversível. Utilizar carrocerias Karmann fazia parte da cultura da montadora.
O modelo fabricado no Brasil era um elegante esportivo montado sobre o chassi-plataforma VW. Performance não era seu forte.
Era um esportivo por levar mais em conta a beleza e a sedução do que propriamente sua função de meio de transporte.
Tecnicamente, nada acrescia ao sedã, no entanto, conferia charme e estilo ao seu proprietário.
É um raro exemplar do VW/Karmann Ghia, ano 1967, já com motorização de 1.500cm3. Um carro em que pode-se afirmar, sem medo, que ele foi um dos mais bonitos carros daquele e de todos os tempos. O modelo cativou um público muito especial, pois era um automóvel com boa dirigibilidade, fácil uso e de simples manutenção Volkswagen.
Um pouco da história:
A Karmann instalou-se no Brasil no início dos anos 1960, algum tempo após a VW, com o propósito de produzir um elegante cupê desenhado por Ghia, um grande designer automobilístico. Sobre a plataforma VW e utilizando exatamente a mesma mecânica que o Sedan, começava a ser fabricado no país o VW Karmann Ghia em 1962.
Sua carroceria, acabada a mão, tinha um desenho especial.
Sem dúvida, o Karmann Ghia criou uma categoria única e diferenciada, sem concorrentes. Ele era um esportivo que se dava ao luxo de dispensar performance.
A associação à imagem do Volkswagen como algo menos formal que a de um carro familiar popular sempre esteve presente. Já nas primeiras imagens divulgadas do automóvel aparecia um modelo conversível. Utilizar carrocerias Karmann fazia parte da cultura da montadora.
O modelo fabricado no Brasil era um elegante esportivo montado sobre o chassi-plataforma VW. Performance não era seu forte.
Era um esportivo por levar mais em conta a beleza e a sedução do que propriamente sua função de meio de transporte.
Tecnicamente, nada acrescia ao sedã, no entanto, conferia charme e estilo ao seu proprietário.
Ficha Técnica:
Origem e Fabricação: VolksWagen - Alemanha, VolksWagen - Brasil
Chassi e Carroceria: tipo plataforma, separados
Disposição: motor e tração traseiros
Peso: 860kg a seco
Entre eixos: 2.400mm
Motor: 4 cilindros boxer OHV arrefecido a ar, 1.493cm3 e 55hp (SAE) a 4.600rpm ou 48cv (DIN) a 4.200rpm
Câmbio: manual de 4 marchas
Recordar é viver...
Nenhum comentário:
Postar um comentário