Amigos, boa tarde a todos...
Três décadas separam estes dois carros... É possível uma comparação? Sugestão do M.C. ...
Vejam os dados, comparem e façam seus comentários...
Jacques Laffite - Ligier JS11 - GP da Áustria de 1979 |
Equipe: Ligier Gitanes
Modelo: Ligier JS11
Ano : 1979
Motor : Ford Cosworth DFV V8 3.0
Pneus : Goodyear
Projetistas: Gérard Ducarouge e Michel Beaujon
Pilotos: Patrick Depailler, Jacky Ickx e Jacques Laffite
Dados da Temporada de 1979
Corridas disputados : 15
Campeã de construtores : 0
Campeã de pilotos : 0
Vitórias : 3
Pódiums : 8
Pole Position : 4
Voltas rápidas : 3
Posição na temporada : 3ª (1979)
Jenson Button - Brawn GP BGP 001 - GP da Inglaterra de 2009 |
Equipe: Brawn GP
Modelo: Brawn GP BGP 001
Ano : 2009
Motor : Mercedes FO 108W
Pneus : Bridgestone
Projetistas: Ross Brawn e Loic Bigois
Pilotos: Rubens Barrichello e Jenson Button
Dados da Temporada de 2009
Corridas disputados : 17
Campeã de construtores : 1
Campeã de pilotos : 1
Vitórias : 8
Pódiums : 15
Pole Position : 5
Voltas rápidas : 4
Posição na temporada : 1ª
3 comentários:
Sei não, achei a sugestão dele quase igual aos coments que ele faz...
Mas dos carros.
O primeiro é bonito, o segundo, em minha humilde opinião, foi a grande farsa da F1.
Ninguém me tira da cabeça que o carro foi burlando o regulamento com a benção de Ecclestone pra criar algum tipo de impacto em uma categoria que estava ficando chata, previsível e modorrenta.
André,
a idéia de escolher dois carros de épocas diferentes e compará-los - de alguma forma - é bem legal...
Agora vejamos esses dois do post:
1) A equipe Ligier (e seus carros), não começou na F1. Na F1 permaneceu de 1976 a 1996. Em 1997, apesar do mesmo pessoal e estrutura do ano anterior, já tinha novos nome e dono: Prost. Vários pilotos passaram pela equipe. Várias combinações chassis-motor-pneus foram utilizadas ao longo de sua história... essa é a palavra chave: História. É uma equipe que fez história na F1. Dá para selecionar mais de um modelo de seus carros para admirarmos. Se o de 1979 não venceu tanto como o 'Brawn', pelo menos é muito mais lembrado...
2) O carro da Brawn ser feio, não é culpa da equipe ou do projetista, nem de sua pintura simples - que aliás, eu acho até bem legal! O regulamento para 2009 tinha como diretriz principal o 'enfeiamento' dos F1. O carro, na verdade, era para ser o Honda RA109. Mas como a crise econômica abalou a montadora japonesa, "largaram" tudo nas mãos de Ross Brawn e seus mecânicos, que não deixaram a peteca cair. Houve uma concessão especial para que o novo carro pudesse usar os motores da Mercedes-Benz... Houve ainda a história das entrelinhas do regulamento, que gerou seu difusor 'sobrenatural de Almeida'... Foi uma bela jogada para que a Mercedes-Benz declarasse independência da McLaren e para que Ross Brawn lucrasse - merecidamente - uns bons euros na venda da equipe aos tedescos...
A Ligier em 1980, teve um carro similar em performance ao do ano anterior... O mesmo não se pode dizer do Mercedes-Benz de 2010 em relação ao seu antecessor, o Brawn BGP001 de 2009...
Se carro bonito é carro campeão, prefiro o carro feio da Ligier.
um abraço,
Renato Breder
André,
Dentre as duas máquinas, também fico com a Ligier.
abs
Postar um comentário