GP de San Marino de 1984...
Circuito de Ímola...
A Tyrrell tinha como dupla de pilotos o inglês Martin Brundle e o alemão Stefan Bellof e ambos "desfrutavam" do Tyrrell 012 que tinha pintura diferente entre eles...
Bellof foi o 21º e Brundle o 22º do grid de largada...
Ambos foram desclassificados: Brundle no giro #56 e Bellof no giro #59... Por quê? Alguém aí tem a resposta???
7 comentários:
infrigimentos técnicos , nomeadamente na linha de combustivel
... feios ? Tartaruguíssimos e eram perigosos para outros pilotos na pista ? Estavam soltando peças pelo caminho ? Ken Tyrrell pirou na batatinha e começou a chamar o Bellof de "meu Cevért!" e o Brundle de "meu Stewart!" ? Acabou com a carreira do ingles já que era pau a pau com Senna na F3 e assim o véio Ken teve que ir internado com a camisa de força ? Vou chutar só mais uma vez...
Infrações técnicas e assim foram proibidos de correr o restante da temporada perdendo todos os pontos( sacanagem minha...) até Ímola ? Ímola foi a 4ª corrida da temporada. Temporrada... para a Tyrrell.
Sei não... tô chutano muxo.
M.C.
abs...
... parece que foram pegos mesmo em Detroit. GP americano. O bicho pegou lá mermo.
M.C.
abs...
Elas foram desclassificadas depois da prova, não?
Bellof era uma promessa alemã!
Amanhã volto com mais calma ao blog!
abs
Peso!
André,
a desclassificação deles foi uma ação retro-ativa... não foi uma questão específica do GP de San Marino...
O GP de San Marino foi a quarta etapa daquele campeonato.
Na oitava etapa do campeonato, em Detroit, uma irregularidade foi detectada, pelos fiscais técnicos, na Tyrrell de Martin Brundle.
O caso foi levado ao 'tribunal' da FIA para julgamento.
Antes do GP da Grã-Bretanha (décima etapa), em 18 de julho de 1984, por infringir as regras, a Tyrrell foi excluída (desclassificada) de todas as corridas que havia participado naquela temporada, e teve sua inscrição recusada para todas as corridas restantes, embora tenha sido permitido que o time continuasse a correr até a audiência na Corte de Apelação da FIA, quando a decisão final seria tomada.
A audiência ocorreu pouco antes do GP da Itália. A partir daí, a Tyrrell não participou mais dos GPs em 1984.
A equipe foi banida por tentar burlar o regulamento quanto ao peso mínimo do carro, usando 'chumbinho' (lead shot, no inglês) como lastro ao final dos GPs para alcançar o peso mínimo regulamentar.
Tal artifício foi percebido pelas outras equipes quando a Tyrrell executava os últimos pit stops nos GPs. Ao reabastecer os 'tanques de água' (do sistema de refrigeração do motor), eram injetados, junto com a água, os 'chumbinhos' e alguns vazavam, a acabavam nas posições de parada dos carros das equipes vizinhas. Os mecânicos tinham que varrer os 'chumbinhos' antes do pit stop de sus pilotos.
Após o GP de Detroit, em que Brundle foi o segundo colocado, os fiscais técnicos da FIA encontraram a 'maracutaia' na verificação técnica pós GP, nos carros dos 3 primeiros colocados...
A história toda tem mais nuances e politicagens, que podem ser lidas aqui - procure por '1984 controversy':
http://en.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_Racing
No GP de San Marino, em si, Bellof terminou em 5o lugar e Brundle em 10o (com problema de injeção de combustível)...
um abraço,
Renato Breder
Renato, meu caro,
como sempre, magnífico nos comentários...
abs...
Postar um comentário