quinta-feira, 26 de abril de 2012

Out...


Jacky Ickx - Walter Wolf Racing Williams, e seu Williams FW05 durante a tentativa de classificação para o GP da Bélgica de 1976, que foi disputado no circuito de Zolder...

Ickx não conseguiu classificar-se e ficou de fora do GP belga...

A Ferrari foi absoluta com Niki Lauda e Clay Regazzoni. Lauda foi o pole position, liderou as 70 voltas, registrou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:25.980, vencendo o GP da Bélgica. Jacques Laffite (Ligier) completou o pódio...

5 comentários:

Anônimo disse...

...e M.C., escreve: este bólido aí seria o carro do corredor X se fosse F1 e não desenho animado. Do irmão do Speeeeed Racer. Mas o carro era amarelo ! Não sei porque razão me veio isto à cabeça...


abs...

Donato disse...

Amigos: este carro parece um Hesketh (a equipe do James Hunt). A Walter Wolf Racing só estreou um carro exclusivamente seu em 1977. Estou certo??

André Candreva disse...

Donato,

como equipe sim, só em 1977...

antes era apenas patrocinador...

e corrigi o texto: o correto é > Walter Wolf Racing Williams

abs...

Anônimo disse...

André,

a história da equipe 'Walter Wolf Racing', em 1976 é cheia de reviravoltas...

Começa em 1975, quando Frank Williams se associa a Walter Wolf, para a temporada de 1976.
A equipe de Frank, a 'Frank Williams Racing Cars' estava endividada e Walter Wolf veio com o dinheiro na hora certa.
Em troca, ele manteria 60% do controle da equipe. Frank Williams seria mantido como chefe da equipe em pista.

Para a temporada de 1976, Walter Wolf decidiu não utilizar os chassis 'Williams FW04' do ano anterior nem alguma evolução deles.
Em vez disso, comprou 2 chassis 'Hesketh 308C', deu uma "ajeitada" neles, pintou de preto e dourado e os entregou aos pilotos da equipe.
No GP do Brasil, o primeiro daquele ano, Renzo Zorzi ainda usou um FW04.

Os 2 chassis Hesketh, 308C-01 e 308C-02, foram depois rebatizados de FW05-01 e FW05-02, réspectivamente.
Os carros eram conhecidos como Wolf-Williams FW05.

Apenas a partir do GP da França (8a etapa) de 1976 é que a equipe apresentou um chassis próprio, o FW05-03, ainda assim, baseado no 308C.

A equipe começou o ano de 1976 ainda com o nome 'Frank Williams Racing Cars' (nas 3 primeiras etapas) mas depois mudou para 'Walter Wolf Racing'

Como a equipe não foi bem em 1976 (não marcou 1 ponto sequer!), Walter Wolf reestruturou o time totalmente para 1977.
Contratou Peter Warr, que veio da Lotus, como chefe de equipe no lugar de Frank Williams.
Após o GP da Argentina, quando Jody Scheckter venceu na estréia da equipe Wolf, Frank Williams saiu do time, levando consigo Patrick Head e mais algumas pessoas e fundou a 'Williams Grand Prix Engineering'

O GP da Bélgica de 1976 era a 5a etapa. Sendo assim, a rigor, esse carro #20 de Jacky Ickx é um Wolf-Williams FW05. Mais precisamente, é o FW05-01, que por sua vez é um Hesketh 308C "ajeitado" para a equipe 'Walter Wolf Racing'.

O interessante é que o próprio Frank Williams não computa os GPs anteriores a 1978 como sendo da Williams.
Nem os GPs de 1975, quando os chassis de sua equipe era de construção própria (talvez por serem baseados nos ISO-Malboro de 1973-74...).

Em outras palavras, para Frank Williams esse carro de Jacky Ickx não é uma Williams...


Aliás, compare com uma Hesketh 308C...


um abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Renato, meu caro,

como sempre esclarecedor...

valeu pela explanação...

abs...