Amigos,
Mais uma colaboração enviada pelo amigo Donato de Sapiranga/RS...
Reportagem da revista Quatro Rodas nº 164 de Março de 1974 que destacava mais uma invenção do "mago" Colin Chapman - a embreagem automática na Fórmula 1 para a temporada de 1974 - o Lotus com 4 pedais...
6 comentários:
André: pelo que me lembro este projeto acabou não dando certo e a Lotus voltou a usar o modelo 72D logo em seguida.
... e M.C., escreve: tem mais uma surpresinha aí, senhor Candreva. O mago era flórida ! que não era mais surpresinha nenhuma porque o Lotus 72 já usava. Os freios a discos dianteiros... estão aparecendo na carenagem... Agora, não era uma Lotus bonita... e o campeão de 1973 foi o Jackie. Tyrrell. Porque do n° 1 ? A Lotus foi campeã de Construtores. Mas o número 1, do campeão, não fica com o piloto na F1 ?
... foi apresentada antes do fim da temporada... espertinhos...
M.C.
Donato,
exatamente... o projeto não vingou...
mas não deixou de ser ousado para a época...
abs...
M.C.
meu caro...
pelo que sei, até 1972, não havia critérios fixos. Os números mudavam a cada GP e alguns organizadores tinham regras muito próprias. Em alguns GPs, usavam-se apenas os números pares; no GP da Alemanha de 1952, todos os pilotos correram com números acima de 100. Podia ainda acontecer de carros de uma mesma equipe ficarem com números distantes (5 e 18, por exemplo).
Também não havia o padrão de atribuir ao campeão mundial o número 1 ou o mais baixo, embora isso acontecesse em várias oportunidades.
A partir do GP da Bélgica de 1973 (quinta corrida do ano), a FIA determinou uma numeração fixa que valeria até o final do ano. Em comum com o sistema de hoje, apenas o fato de o número 1 ser destinado ao campeão mundial do ano anterior (no caso, Emerson Fittipaldi) e o 2 ficar com seu companheiro de equipe (Ronnie Peterson).
Em 1974, os números foram arrumados, de acordo com a classificação do campeonato de construtores do ano anterior e com as equipes recebendo sempre dois números consecutivos (embora ainda houvesse casos isolados de inscrição de terceiro carro).
O número 1, destinado ao campeão mundial, ficou naquela temporada com Ronnie Peterson. Jackie Stewart, campeão de 1973, havia parado de correr e os números 1 e 2 passaram para a Lotus, campeã do Mundial de Construtores. A Tyrrell, segunda colocada, ficou com o 3 e o 4, e assim por diante.
abs...
A Lotus 74, a primeira dos modelos MK...
Além do complicadíssimo sistema dos pedais, tinha um duplo aerofólio traseiro.
Caranguejo
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