segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GP da Holanda - 1979

Amigos, vai aqui uma sequência de fotos do GP da Holanda, disputado no circuito de Zandvoort, válido pela 12ª etapa do mundial de F1 de 1979.

Logo na larga Clay Regazzoni (Williams) fica sem a roda e abandona. Na volta 1 foi a vez de René Arnoux (Renault) e Carlos Reutemann (Lotus) abandorarem a prova por quebra na suspensão dos carros de ambos...

A prova foi vencida pelo australiano Alan Jones (Williams), seguido por Jody Scheckter (Ferrari) e completando o pódio em 3º, Jacques Laffite (Ligier). Nelson Piquet (Brabham) foi o 4º e  Emerson Fittipaldi (Fittipaldi) abandonou a prova na volta 2 com problemas elétricos.

Arnoux (Renault) era o pole e foi superado por Jones, Villeneuve (Ferrari) e J.P. Jabouille (Renault)
Na largada Clay Regazzoni (Williams) fica sem a roda e abandona
Na largada Clay Regazzoni (Williams) fica sem a roda e abandona
Alan Jones (Williams FW07) lidera a prova seguido por Gilles Villeneuve (Ferrari 312T4) e Jean Pierre Jabouille (Renault RS10
Comemoração no pódio: à esquerda, Jody Scheckter (Ferrari) 2º colocado, ao centro Alan Jones (Williams) o vencedor e à direita, Jacques Lafitte (Ligier) o 3º colocado

Esplendor...

Amigos, Jody Scheckter, Ferrari 312T4, contornando a Rascasse no GP de Mônaco de 1979. Carro, piloto e cenário em perfeita harmonia. É de encher os olhos...

Disputa limpa...

Amigos, depois de ontem quando ví Massa "ignorando" Hamilton no GP indiano sempre vem à memória as grandes e verdadeiras disputas por posições na F1.

E para relembrar algumas belas ultrapassagens começo por essa aí: Jody Scheckter e sua Ferrari 312T4 ultrapassando Didier Pironi - Tyrrell 009 no GP da Inglaterra em Silverstone no ano de 1979. Que saudade desse tempo...

domingo, 30 de outubro de 2011

GP da Índia (3): Vettel e o caminho para a Índia...

Perfeito, sublime, técnico, arrojado, clássico, etc... são inúmeros os adjetivos para atribuir ao bicampeão Sebastian Vettel. A cada GP ele se supera e mostra ao mundo que está em sua melhor fase. Espetacular!

Uma largada perfeita, um domínio total da prova, controlando o desgaste de pneus, consumo de combustível e sem forçar o conjunto foi admirável de se ver... e melhor ainda foi vê-lo vencer sua 11ª corrida no ano, a 21ª na carreira. Fantástico para um piloto de 24 anos que definitivamente entrou para o hall da fama dos grandes campeões da F1. E estou feliz por poder assistir a essa ascensão meteórica do simpático alemão, que provisoriamente substitui a minha carência por um piloto brasileiro com essas qualidades.

Vettel "saboreia" mais uma vitória na carreira
Outro piloto que me faz encher os olhos é o metódico e clássico Jenson Button com sua "tocada" suave porém constante. Digno do campão que é...

O GP da Índica foi um contraste imenso de culturas: a ocidental x a indiana. Teve de tudo por lá já bem noticiado pela TV e outros meios de imprensa. Mas o que mais me chocou foi a nuvem de poluição nos arredores do autódromo, assim como em Xangai, na China. Conheço bem São Paulo e lá não é tão exagerado assim não. Ainda bem...

A corrida mostrou também a diferença técnica entre pilotos com equipamentos iguais. Como Webber está distante de Vettel. Assim como Massa é distante de Alonso. E o que dizer de Hamilton em relação a Button?

O novo "incidente" entre Massa e Hamilton já passou dos limites. E o brasileiro, creio eu, tem que esquecer 2008 e a derrota do mundial pela insignificante diferença de 1 ponto. O inglês mais queridinho da Rainha fez uma inversão de posição brilhante e já estava do lado do brasileiro, quando o mesmo "jogou" seu carro de encontro ao de Hamilton ao tentar impedir a tentativa de Hamilton. E foi punido por isso. Querer crucificar o inglês como alguns tentaram durante a transmissão da prova é perseguição. Massa tem de refletir sobre suas "divergências" com Hamilton.

Barrichello teve a corrida prejudica logo na largada...
Bruno Senna bem que tentou marcar mais alguns pontinho mas não deu e Barrichelo, infelizmente, ficou prejudicado logo na largada com o toque que levou... mas corrida é assim mesmo...

Espero melhor sorte aos brasileiros no próximo GP, porque Vettel já encontrou o "caminho para as Índias"...

sábado, 29 de outubro de 2011

Nostalgia Urbana: DKW-Vemag

Amigos, aproveitando o momento da nostalgia, publico aqui outro vídeo para aguçar as recordações de muitos. A linha de montagem da DKW-Vemag onde todos os produtos da marca são mostrados fase a fase. Da produção das ferramentas, pneus, e motores até a linha de montagem. E como era o treinamento da rede autorizada além dos testes de laboratórios. Demais...

Nostalgia Urbana: Willys Overland do Brasil

Amigos, vejam este vídeo raro da fabricação e testes da Rural Willys e Pick-up Jeep. Provavelmente deve ter sido produzido no final de 1967 ou no início de 1968 quando a Willys Overland do Brasil foi vendida para a Ford. Observem o Galaxie sendo transportado junto com os produtos da linha Willys em um caminhão-cegonha. As imagens são em cores. Uma volta ao passado!


Mulheres na F1: Lella Lombardi...

Amigos, foram poucas as mulheres que aventuram na F1. Porém, apenas a italiana Lella Lombardi conseguiu marcar ponto na categoria. Aliás, 0,5 ponto no GP da Espanha de 1975. A prova foi interrompida antes da metade devido a um grave acidente e a italiana, que estava na 6ª posição, marcou seu único ponto na categoria.

Lella Lombardi (March) em Silverstone - 1975
No total, disputou 17 GP´s entre os anos de 1975 e 1976 pelas equipes Brabham, March (onde permanceu por 12 GP´s), Williams e RAM. Não se classificou para largar em 4 GP´s....

Arquibancada cheia...

Amigos, pra contrastar com o GP indiano, que até agora só tem arquibancadas vazias, vai aqui uma bela disputa entre Bruno Giacomelli (Alfa Romeo 179) e Jean-Pierre Jarier (Tyrrell Ford 010) no GP da Inglaterra, Brands Hatch - 1980. 

Observem a platéia na arquibancada...

Bruno Giacomelli e Jean-Pierre Jarier disputando posição...

GP da Índia (2): ordem na casa...

Eu já esperava o bote na hora certa. Sebastian Vettel começou discreto o fim de semana mas hoje cedo não deu chance para os adversários. O bicampeão confirmou sua 12ª pole-position na temporada e, restando ainda mais dois GP´s, e porderá ainda igualar e até superar o recorde de Nigel Mansell em poles no mesmo ano. E claro, deu mais um passo em direção à sua 11ª vitória no ano.  

Ao seu lado larga o companheiro Mark Webber, uma vez que Lewis Hamilton, segundo colocado na tabela de tempos, vai perder três posições no grid por ter ignorado bandeiras amarelas na primeira sessão em Buddh. Acho que o Hamilton usa um capacete mais "apertado" que o habitual...
Vettel comemora a 12ª pole-position na temporada
Fernando Alonso sai em terceiro, seguido por Jenson Button. Felipe Massa errou, bateu e ficou com a sexta posição, sendo mais rápido do que Nico Rosberg. Daí em diante os demais pilotos não fizeram voltas cronometradas no Q3. Adrian Sutil, da Force India, e a dupla da STR, Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari, preferiram poupar o equipamento para a prova de amanhã.
Force India corre em casa...
Eliminados no Q2, Bruno Senna sai em 15º e Rubens Barrichello, em 16º.

E amanhã teremos que acordar cedo... de novo...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Imortal...

O imortal Ayrton Senna e seu Lotus Renault 97T em 1985 no GP da Europa...

Preso no tráfego?

Amigos, em 1984 o domínio das McLarens foi avassalador. Tiveram alguns (poucos) tropeços ao longo da temporada. Um deles foi esse aí com Alain Prost no GP da Inglaterra, em Brands Hatch. O "professor" abandonou a prova na volta 37 com problemas em sua caixa de câmbio.

Só pra registrar: Niki Lauda, com a outra McLaren, venceu a prova com mais de 42'' de vantagem para o 2º colocado, o inglês Derek Warwick da Renault. Ayrton Senna (Toleman) completou o pódio em 3º.

Ricardo Patrese (Alfa Romeo 184T), Stefan Bellof (Tyrrell 012) à frente de Alain Prost (McLaren MP 4/2) durante o GP da Inglaterra, em Brands Hatch - 1984.

Pilotos da F1: Jo Gartner

Amigos, a trajetória do austríaco Jo Gartner na F1 foi curta. Participou apenas de 8 GP´s no ano de 1984 e sua melhor colocação foi um 5º lugar em Monza. Considero um grande feito se considerarmos que ele competia pela fraca equipe Osella.

Gartner estreiou na F1 no GP de Ímola no dia 06/05/1984 e encerrou sua passagem no GP de Portugal em 21/10/1984.

Jo Gartner e seu Osella FA1 nos treinos para o GP da Inglaterra de 1984. Classificou-se na 27ª posição do grid e na largada se envolveu em um acidente, sem gravidade, abandonando do GP.

O último degrau...

Em 1983, a F3 era o último degrau para se atingir a categoria máxima do automobilismo mundial: a F1. E Ayrton Senna soube fazer a lição corretamente...

Martin Brundle, Ayrton Senna e Davey Jones - disputam posições durante a prova de Silverstone da Fórmula 3 - 1983

Testes, testes e testes...

Amigos, Emerson Fittipaldi ajustando seu F7 para o GP da Inglaterra em 1980. Conseguiu a 22ª posição no grid de largada e na prova foi o 12º colocado, a quatro voltas do vencedor, Alan Jones (Williams).

Emerson Fittipaldi em seu F7 durante a sessão de treinos para o GP da Inglaterra, circuito de Brands Hatch, em 1980.
Emerson Fittipaldi em seu F7 durante a sessão de treinos para o GP da Inglaterra, circuito de Brands Hatch, em 1980.
Emerson Fittipaldi e Keke Rosberg discutem os melhores ajutes do F7 durante a sessão de treinos para o GP da Inglaterra, circuito de Brands Hatch, em 1980.
Emerson Fittipaldi e Frank Williams conversam no "pit wall" depois dos treinos para o GP da Inglaterra em Brands Hatch, 1980. Ao fundo vemos uma Lotus e provavelmente o piloto Elio De Angelis.

Peter Cetera: The Glory Of Love

Amigos, este clip é para descontrair e relembrar grandes emoções do passado: Peter Cetera: The Glory Of Love. O vídeo é dica da blogueira Paula. Valeu...

Grandes Pilotos: Clay Regazzoni

Amigos, este foi sem dúvida alguma, um dos grandes pilotos que a F1 já viu... o suíço Clay Regazzoni. "Rega" como era conhecido, competiu entre os anos de 1970 e 1980. Pilotou para as equipes Ferrari (1970, 1971, 1972, 1974, 1975 e 1976), BRM (1973), Ensign (1977 e 1980), Shadow (1978) e Williams (1979).

Obteve 5 vitórias na categoria e foi vice-campeão em 1974, perdendo o título por apenas 3 pontos para Emerson Fittipaldi.

Em 1979 Frank Williams ofereceu-lhe uma vaga em um de seus carros e Regazzoni retribuiu dando-lhe a primeira vitória da equipe em Silverstone no dia 14/07 daquele ano, mas acabou sendo substituído por Carlos Reutemann ao fim da temporada.

No ano de 1980 ele sofreu um acidente durante o GP dos Estados Unidos, disputado em Long Beach, quando os freios de seu Ensign falharam no fim de uma reta de alta velocidade. Seu carro colidiu contra a Brabham do argentino Ricardo Zunino, que estava parado no canto de uma área de escape, incendiando-se em seguida. O acidente deixou Regazzoni paralisado da cintura para baixo. 

O curioso é que em 1973, sua vida já tinha sido salva pelo inglês Mike Hailwood em ato heróico, que chegou a queimar as mãos e os pés ao tentar livrar, no GP da África do Sul o piloto de seu carro em chamas.

Faleceu no dia 15/12/2006 depois que seu automóvel colidiu com um caminhão, na região oeste da cidade de Parma, no norte da Itália. Regazzoni tinha 67 anos.

Números:

Vitórias: 5
        GP da Itália (1971)
        GP da Alemanha (1974)
        GP da Itália (1975)
        GP dos Estados Unidos (1976)
        GP da Inglaterra (1979)

    Total de pontos: 209
    Melhor classificação em campeonatos: 2º (1974)
    Nº de GP´s disputados: 139
    Podiums: 28
    Voltas mais rápidas: 14
    Nº de poles: 5

Clay Regazzoni (Ferrari) vence seu 1º GP na F1: Monza - 1970
Clay Regazzoni (Ferrari) no GP dos EUA - 1970
Clay Regazzoni (Williams) em sua última vitória na F1: GP da Inglaterra - Silverstone - 1979

Equipes da F1: Spirit

Stefan Johansson - Spirit Honda 201, durante o GP da Inglaterra de 1983 em Silverstone
Amigos, a equipe Spirit competiu na F1 entre os anos de 1983 e 1985. O 1º GP foi na Inglaterra, circuito de Silverstone e o piloto era o sueco Stefan Johansson. O último GP foi em Ímola/Itália em 1985 com o italiano Mauro Baldi.

Também pilotou pela equipe o holandês Huub Rothengatter no ano de 1984.

No total foram 25 GP´s disputados e o melhor resultado foi o 7º lugar no GP da Holanda, circuito de Zandvoort em 1983.

Vale registrar também que foi pela Spirit que Emerson Fittipaldi tentou voltar à F1 na temporada de 1984, no GP Brasil em Jacarepaguá, porém sem sucesso.

Lentidão...

Amigos, o piloto canadense Al Pease da equipe estadunidense Eagle durante o GP do Canadá de 1969. Pease completou apenas 22 voltas e acabou sendo desclassificado por andar muito lento...

GP da Índia (1): sob todas as bênçãos...

Amigos, o 1º dia de treinos no novíssimo circuito indiano foi inusitado: 1º por ver Felipe Massa cravar o melhor tempo do dia, 2º pela poeira e obrigou aos organizadores a lavar a pista e 3º pela "invasão" de 3 cães que acabou por provar uma pequena interrupção do treino livre.

Quanto aos tempos marcados, Massa cravou 1m25s706 apenas 88 milésimos à frente de Sebastian Vettel, 2º colocado desta sexta-feira.


Dom Fernando Alonso se recuperou do problema no motor que o deixou a pé pela manhã e foi o terceiro, 224 milésimos atrás de Felipe. O espanhol ficou meio segundo à frente de Lewis Hamilton, que tinha sido o melhor do treino livre da manhã e terminou o dia em terceiro. Agora, bacana mesmo foi ver o "queridinho da Rainha" usando em seu capacete uma pintura em homenagem ao jamaicano Bob Marley, atendendo a um pedido da família do cantor. Tá certo que o as coisas na pista não foram boas para Hamilton. Após desrespeitar duas bandeiras amarelas agitadas pelos fiscais no primeiro treino e não diminuir, o inglês foi punido outra vez em 2011 e vai perder três posições no grid do GP da Índia. O mexicano Sergio Pérez, da Sauber, também cometeu o mesmo erro e recebeu a devida punição.


Mark Webber completou foi o 5º colocado. Ele ainda está na briga pelo vice-campeonato e ouve-se dizer que a RBR cogita fazer jogo de equipe para ajudá-lo.

O "clássico" Jenson Button foi apenas o sexto colocado do dia, mais de um segundo em relação ao tempo de Massa.

E o Bruno Senna conseguiu, depois de um início de treino irregular com direito a algumas saídas de pista, fechar o dia na 8ª colocação. Rubens Barrichello segue seu calvário e fez o 17º tempo.

Vejamos amanhã quem irá confirmar o melhor tempo. Continuo apostando no Vettel... E o povo indiano que vive cercado por diversas religiões e crenças lancem todas as bênçãos sobre os pilotos...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Foto do dia...

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C, disputando o GP de Mônaco - 31/05/1981 - O canadense venceu a prova, Alan Jones (Williams) foi o 2º e Jacques Laffite (Ligier) completou o pódio em 3º...

Copersucar Fittipaldi: uma equipe visionária...

Amigos, e por falar no GP dos EUA - Watikns Glen de 1978, achei essa imagem da equipe Copersucar Fittipaldi no intervalo do treino classificatório. 

Emerson conversa com os mecânicos para um melhor ajuste. Conseguiu o 13º tempo no grid mas fez a diferença no "braço" e terminou a prova num honroso 5º lugar. Os Fittipaldi merecem todo nosso respeito...

O criador: Colin Chapman

O genial (e genioso) Colin Chapman observa sua criação: o Lotus 79 aqui pilotado por Mario Andretti que sagrou-se campeão na temporada de 1978 da F1. A equipe comemorava o título de pilotos e construtores no GP dos EUA - Watkins Glen - 1º/10/1978.

 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aceno de vencedor...

Alan Jones durante o GP do EUA - circuito Watkins Glen, em 1980. Foi a última prova da temporada e o australiano venceu. O argentino Carlos Reutemann foi o 2º fazendo a dobradinha da Williams. Didier Pironi da Ligier completou o pódio...

Procurando New York...

Meus caros, o vídeo abaixo foi enviado pelo amigo Sandoval que participou da "aventura de 4 amigos" que sairam com suas motos procurando New York... bacana...

Escorregando...

Patrick Depailler e Ronnie Peterson "escorregando" com as Tyrrell P34 no curvão do circuito de Interlagos durante o GP Brasil de 1977.

Foto do dia...

Amigos, vejam o colorido dos carros. Uma bela disputa por posições durante o GP da Holanda - Zandvoort, de 1976.

Disputam posições o austríaco Harald Ertl da Hesketh à frente do italiano Arturo Merzario da Williams. Ao lado Rolf Stommelen da Hesketh e no fundo o sueco Conny Andersson da Surtees.

Temporada 2011: a 1ª vitória...

Amigos, a temporada da F1 vai chegando ao fim e não custa nada relembrar as vitórias de Vettel (até aqui)... E a 1ª foi no circuito australiano de Albert Park, em Melbourne no dia 27/03/2011...

 
 
 
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tricampeonato de Senna - 20 anos...

Amigos, hoje é um dia especial: completam-se 20 anos que Ayrton Senna conquistou seu tricampeonato no GP do Japão disputado no circuito de Suzuka.

Ayrton tinha Prost (Ferrari) e a dupla da Williams - Mansell e Patrese, como os maiores adversários na prova mas não deu chance e no final "cedeu" a vitória ao grande amigo e companheiro de equipe Gerhard Berger. Uma festa completa na McLaren.

E do Ayrton eu poderia ficar aqui escrevendo centenas de linhas pois, histórias a seu respeito não faltam mas ele preferiu contar as suas próprias histórias nas pistas...

Duas décadas se passaram e ainda esperamos um novo "Senna"...

Senna segurou no "braço" a ascensão da Williams de Mansell e Patrese e faturou o tri mundial

GP EUA - Dallas 1984: Niki Lauda

Amigos, desafiar a velocidade às vezes (quase sempre) significa desafiar a morte. Foi assim com Niki Lauda, um piloto refinado e vencedor. Tri-campeão que ficou conhecido como "piloto-computador" devido a sua regularidade. Menos de um mês depois de ter recebido a extrema-unção (1976) lá estava ele novamente desafiando o destino. Desafiou e venceu...

Em 1984 defendia as cores da McLaren que usava os motores Porche. Não teve pra ninguém naquela temporada. Niki Lauda e Alain Prost dividiram as atenções durante o ano e Lauda venceu por 0,5 ponto...

Porém, no GP dos EUA, no circuito urbano da cidade de Dallas, em 1984, os carros da McLaren não tiveram êxito: ambos colidiram com o muro; Prost abandonou na volta 56 e Lauda na volta 60 para a alegria da concorrência.

O GP estadunidense foi vencido pelo finlandês Keke Rosberg (Williams), seguido pelo francês René Arnoux (Ferrari). O italiano Elio de Angelis (Lotus) completou o pódio. Piquet (Brabham) e Senna (Tolemann) não completaram a prova. O calor castigou carros e pilotos. Nigel Mansell, o 6º colocado, desmaiou ao tentar empurrar sua Lotus, que teve pane seca, para cruzar a linha de chegada.

GP EUA - Dallas (1984) - Niki Lauda durante os treinos classificatórios
GP EUA - Dallas (1984) - Niki Lauda no intervalo dos treinos classificatórios

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Demis Roussos - Rain And Tears

Amigos, dose dupla do famoso cantor grego Demis Roussos e a bela canção Rain And Tear (Chuva e Lágrimas)...

"Leão" na Indy...

Nigel Mansell, o famoso "Leão", em seu Newman/Haas Lola no circuito de Laguna Seca - 1993, pela F-Indy. No fim da temporada conquistou o título...

Demis Roussos - "We Shall Dance"

Não preciso dizer nada... a canção já fala por si...

Petrodólares...

Alan Jones e seu Williams FW06 no GP dos EUA - Long Beach, em 1978. A equipe inglesa iniciava sua trajetória de sucesso com o aporte financeiro dos "petrodólares", patrocinadores do mundo árabe.

Eterno playboy...

James Hunt, o eterno playboy da F1, durante os treinos para o GP do EUA - Long Beach - 1977. O inglês não perdia tempo entre um treino e outro...

Mesmo ângulo...

Vendo as fotos percebe-se que a "posição" do fotográfo é a mesma...

Nigel Mansell JPS Lotus Ford 91.GP Inglaterra - Brands Hatch - 1982
Michele Alboreto Tyrrell Ford 011.GP Inglaterra - Brands Hatch - 1982