Ter uma boa estratégia pode se traduzir em vitória. E as estratégias mais uma vez foram decisivas na Fórmula Indy. Uma bandeira amarela em decorrência de um incidente que envolveu o canadense Alexandre Tagliani quase transformou o resultado final da São Paulo Indy 300 numa zebra sem tamanho: é que o japonês Takuma Sato, ao optar por não parar junto aos líderes, manteve-se na ponta e por lá ficou durante 23 voltas.
Mas o combustível do piloto da KV-Lotus não foi suficiente para chegar ao fim do tempo de 2 horas de prova – computado, claro, o tempo percorrido ontem até a interrupção por bandeira vermelha. Sato precisou parar nos pits e a vitória caiu no colo do australiano Will Power, ao gosto do piloto e do Team Penske, que vê um de seus comandados assumir a liderança do campeonato.
Graham Rahal conquistou um surpreendente 2º lugar, tornando-se o piloto destaque da Ganaassi na corrida. Ryan Briscoe chegou em terceiro e Dario Franchitti, que enfrentou problemas ao longo da disputa, foi o quarto.
Sato, graças ao splash and dash para terminar a corrida, chegou na 8ª posição, enquanto EJ Viso, que formou no início uma inacreditável dobradinha com o companheiro de equipe, completou em décimo-terceiro.
Mas o combustível do piloto da KV-Lotus não foi suficiente para chegar ao fim do tempo de 2 horas de prova – computado, claro, o tempo percorrido ontem até a interrupção por bandeira vermelha. Sato precisou parar nos pits e a vitória caiu no colo do australiano Will Power, ao gosto do piloto e do Team Penske, que vê um de seus comandados assumir a liderança do campeonato.
Graham Rahal conquistou um surpreendente 2º lugar, tornando-se o piloto destaque da Ganaassi na corrida. Ryan Briscoe chegou em terceiro e Dario Franchitti, que enfrentou problemas ao longo da disputa, foi o quarto.
Sato, graças ao splash and dash para terminar a corrida, chegou na 8ª posição, enquanto EJ Viso, que formou no início uma inacreditável dobradinha com o companheiro de equipe, completou em décimo-terceiro.
Os brasileiros, já prejudicados por todos os problemas nas nove caóticas voltas de ontem, não tiveram o que comemorar. Vítor Meira manteve-se duas voltas atrás dos líderes durante toda a corrida e chegou em 17º lugar. Hélio Castroneves e Tony Kanaan completaram, respectivamente, em 21º e 22º. Bia Figueiredo abandonou na volta 31 com problemas mecânicos e Raphael Matos saiu da disputa três voltas antes em razão de um acidente.
A corrida chegou ao fim e que sirva de lição, mais uma vez, aos organizadores, que não podem subestimar a chuva. Do total de 2 horas, mais da metade foi disputada em bandeira amarela. E o adiamento para hoje, que é praxe – foi péssimo para quem pagou um ingresso caro e não pôde assistir às voltas restantes. O resultado foram arquibancadas melancolicamente vazias e um público, creio, inferior a 10 mil pessoas no circuito do Anhembi.
A Fórmula Indy agora ruma para o mítico oval Indianápolis Motor Speedway, que sediará no próximo dia 29 a 5ª etapa do campeonato. Antes disso, as equipes fazem testes no Kansas como preparação, porque as atividades de pista começam apenas no dia 15. O pole day, dentro do novo critério de classificação adotado pela categoria, é dia 21 e o bump day, o dia da degola, é logo a seguir, definindo o grid de 33 carros que disputarão a centenária edição da Indy 500.
A corrida chegou ao fim e que sirva de lição, mais uma vez, aos organizadores, que não podem subestimar a chuva. Do total de 2 horas, mais da metade foi disputada em bandeira amarela. E o adiamento para hoje, que é praxe – foi péssimo para quem pagou um ingresso caro e não pôde assistir às voltas restantes. O resultado foram arquibancadas melancolicamente vazias e um público, creio, inferior a 10 mil pessoas no circuito do Anhembi.
A Fórmula Indy agora ruma para o mítico oval Indianápolis Motor Speedway, que sediará no próximo dia 29 a 5ª etapa do campeonato. Antes disso, as equipes fazem testes no Kansas como preparação, porque as atividades de pista começam apenas no dia 15. O pole day, dentro do novo critério de classificação adotado pela categoria, é dia 21 e o bump day, o dia da degola, é logo a seguir, definindo o grid de 33 carros que disputarão a centenária edição da Indy 500.
Nenhum comentário:
Postar um comentário