sábado, 12 de março de 2011

Grandes Brasileiros (2): Simca Chambord

Sigla para Sociéte Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile, a Simca foi fundada em 1935 por Henri Théodore Pigozzi na cidade francesa de Nanterre. Seus primeiros modelos foram os automóveis da Fiat italiana, mas a partir da década de 1950, a Simca desenvolveu sua própria linha de modelos, como o Aronde ("andorinha" em francês arcaico) e o Vedette (que deu origem ao Chambord brasileiro). Depois a empresa foi adquirida pela Chrysler e continuou viva até a década de 1980, em associação com a Matra e a Talbot.

A filial brasileira (da qual 25% pertenciam à Chrysler) foi fundada em 5 de maio de 1958 na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo. Da sua linha de produção sairam o Chambord (e suas variações Rallye e Tufão), a perua Jangada e o Esplanada, com o logotipo da Chrysler. Em 15 de agosto de 1967, a Chrysler assumia totalmente a empresa e encerrava-se a produção dos modelos originários da Simca.

Simca Chambord
O mais famoso e vendido dos Simca era o Chambord, cópia fiel do Vedette, um sedã francês inspirado nos carros norte-americanos: grandes dimensões, frisos cromados, traseira com rabo-de-peixe e lanternas triangulares. Apesar do visual interessante, seu motor V8 não tinha um redimento brilhante, o que lhe valeu o apelido de Belo Antônio: bonito, mas impotente. Apesar disso, o Chambord foi imortalizado como a viatura do patrulheiro Carlos Miranda, protagonista de O Vigilante Rodoviário, o primeiro seriado brasileiro.
Vigilante Rodoviário, o primeiro seriado brasileiro.
Ficha técnica Simca Chambord:
Simca Jangada


Originalmente Vedette Marly, a perua derivada do Chambord recebeu um nome genuinamente brasileiro ao ser nacionalizada: Jangada. Assim como o sedã de origem francesa, seu estilo era inspirado em modelos norte-americanos, com cromados, rabo-de-peixe, lanternas triangulares e bagageiro de madeira (com porta traseira bipartida). Com bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga subia para 1.800 litros, mas seu motor V8 tinha pouca potência para andar com duas toneladas no lombo. Na época do Jangada, só havia outra perua no mercado: o DKW Vemaguete, mas seu tamanho era menor e o espaço idem. Saiu de linha em 1967, com um total de 2.705 unidades produzidas.

Ficha Técnica Simca Jangada:


Simca Chambord Rallye Tufão


Lançado em 1959, o Chambord era equipado com motor V8 de 2,35 litros e 90 cv, o que lhe rendeu o apelido "Belo Antônio": bonito mas impotente. Em 1962 eram lançados os esportivos Simca Rallye, com dupla carburação e 94 cv. Dois anos depois, a cilindrada era aumentada para 2,4 litros e a potência subia até 100 cv. Era o Simca Tufão. Além da nova motorização, o Tufão trazia mudanças no desenho, ficando bem mais retilíneo. Os Simca continuaram sendo produzidos até 1967, quando a Chrysler assumiu o controle acionário da marca.

Fica Técnica Simca Chambord Rallye Tufão:


5 comentários:

Augusto Costa, RJ disse...

meu pai teve um simca chambord ano 1962 e eu me recordo de quando saimos pra almoçar ao domingos no simca reluzente. bons tempos. bela matéria.

Paulo Roberto Costa - Campinas-SP disse...

O Simca Chambord é o meu desejo de consumo. Ainda vou ter um.

Miguel Couto/BH disse...

na minha opinião o simca chambord foi o mais belo automóvel de seu tempo fabricado no Brasil. valeu

Euller Amaral - Ouro Branco disse...

Eu nunca vi um carro desse ai rodando. Mas acho ele bonito.

Nivaldo Pedrosa / Congonhas disse...

Caro André, será que esse ano vamos ver no encontro de carros antigos aqui de Congonhas um exemplar do Simca Chambord? No ano passado eu não vi nenhum por aqui.