Pessoal, hoje o "Nostalgia Urbana", fugindo um pouco de seu propósito inicial, apresenta um veículo que foi símbolo de prestígio no mundo todo: o Ford Mercury.
O modelo aqui exibido pertence também ao amigo Eli do Nascimento (Eli da retífica). Fabricado no ano de 1948 e importando dos EUA é um típico V8 estadunidense com design do pré-guerra. Fez parte das ruas brasileiras na década de 1950.
Um pouco da história:
O modelo aqui exibido pertence também ao amigo Eli do Nascimento (Eli da retífica). Fabricado no ano de 1948 e importando dos EUA é um típico V8 estadunidense com design do pré-guerra. Fez parte das ruas brasileiras na década de 1950.
Um pouco da história:
O primeiro Mercury foi lançado em 1939 por Edsel Ford, filho de Henry Ford, durante a grande depressão, como alternativa intermediária entre os carros da marca Ford e os luxuosos Lincoln. O nome ‘Mercury‘ foi escolhido em referência a Mercúrio, o deus romano do comércio e das viagens.
O primeiro Mercury Eight, com motor de 95 cavalos, vendeu bem até sua produção ser interrompida pelo esforço de guerra, na 2ª Guerra Mundial.
Na década de 1950 a produção do Mercury disparou. Tinha como características marcantes seus para-choques avantajados, para-brisa dividido ao meio e painel semelhante ao dos aviões.
Um toque hollywoodiano marcou o Mercury modelo 1949 que James Dean dirigiu em 1955 em no filme “Juventude Transviada”.
A partir de 1960, houve mudança de imagem: a linha Mercury adotou carros menores e mais sóbrios. No Brasil, os carros Mercury fizeram muito sucesso entre os anos 50 e 60.
O primeiro Mercury Eight, com motor de 95 cavalos, vendeu bem até sua produção ser interrompida pelo esforço de guerra, na 2ª Guerra Mundial.
Na década de 1950 a produção do Mercury disparou. Tinha como características marcantes seus para-choques avantajados, para-brisa dividido ao meio e painel semelhante ao dos aviões.
Um toque hollywoodiano marcou o Mercury modelo 1949 que James Dean dirigiu em 1955 em no filme “Juventude Transviada”.
A partir de 1960, houve mudança de imagem: a linha Mercury adotou carros menores e mais sóbrios. No Brasil, os carros Mercury fizeram muito sucesso entre os anos 50 e 60.
Ficha Técnica (modelo Ford Mercury Eight 1948):
Origem e Fabricação: Ford - Estados Unidos
Chassi e Carroceria: tipo plataforma - separados
Disposição: motor dianteiro e tração traseira
Motor: 8 cilindros em V (239,4"), 100hp (SAE) a 3.800 rpm
Diâmetro x curso: 3,19" x 3,75"
Taxa de compressão: 6.8 x 1
Carburador: Holley two-barrel modelo 94 ou Mercury two-barrel
Combustível: Gasolina
Câmbio: Manual, 3 velocidades + ré
Pneus: 6.50 x 15
Recordar é viver...
4 comentários:
Puxa, não sabia que este carro tinha tanta importancia assim para o brasileiro. Gostei da materia.
Gilson dos Anjos - BH/MG
Grande Mercury. O nome ja diz tudo. Parabéns pela matéria. sensacional
Carlos Augusto Miranda, Lafaiete
que maravilha esse carro. uma preciosidade. parabens pela materia.
gostaria de ver mais fotos do ford mercury
Postar um comentário