terça-feira, 25 de agosto de 2020

Lado a lado...

 
Nelson Piquet e Riccardo Patrese - Parmalat Racing Team - Brabham BT50 - GP da Áustria - circuito de Österreichring - 1982

8 comentários:

Anônimo disse...

piquet e patrese, uma dupla harmoniosa. e em 82 tiveram que superar os problemas do motor turbo bmw. a recompensa veio em 83. piquet campeão com 3 vitorias em 3 corridas e patrese com uma vitória. bela lembrança. Luciano H. Guess

walter disse...

Que foto!!!

Para que os de hoje possam entender a graça:

a. os carros eram turbo, com mais de 1000 cavalos de potência

b. os carros tinha efeito asa

c. Zeltweg (essa pista da foto) não tinha essas curvas de criancinhas do atual Red Bull Ring, era curvas de altíssima velocídade.

Portanto, a foto revela o ápice da pilotagem: tinha que ser muito bom para andar bem com um turbo, com efeito asa, numa pista tão veloz.

Anônimo disse...

corrigindo, o piquet teve 3 vitorias em 15 provas em 83.
Walter lembrou bem da potencia desses motores e os desafios do efeito solo nessa época. era pra poucos. Luciano H. Guess

Paulo Moreira disse...

Os carros dessa época sem asa da frente ficavam muito estranhos.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

walter disse...

Veja só, Paulo, como são os gostos.

Acho essa F1 sem os 'spoilers' dianteiros a mais bonita. E os F1 de hoje, com pluri - spoilers me parece a coisa mais feia que possa haver.

Anônimo disse...

"a. os carros eram turbo, com mais de 1000 cavalos de potência"

Walter,

lembro numa entrevista, o Piquet dizendo que seguramente eram mais de 1000 cavalos, mas que a BMW não conseguiu medir quantos eram porque ultrapassava o limite do dinamômetro! Deu no limitador!

E concordo contigo... os carros daquela época eram mais bonitos... questão apenas de preferência pessoal, tudo bem aqueles que preferem os de hoje...

Pra mim estranhíssimos são aqueles de 2007, 2008... é muito penduricalho e badulaques pra lá e pra cá...

Essas "Brabham grávidas" da foto do post são belas... e nesse "nado sincronizado" da foto, mais bonitas ainda.


E um detalhe a mais na conquista do título de 1983 do Piquet.

Em 1982 a equipe introduziu o "canhão" BMW e utilizava os pneus Goodyear. No ano seguinte, o do título, a Brabham passou a utilizar os pneus Michelin. O trabalho foi mais que dobrado para acertar o conjunto chassis/motor/pneus... Piquet GIGANTESCO!


um abraço,
Renato Breder

Paulo Moreira disse...

Respondendo ao Walter.

Eu concordo com você, que os carros de hoje, cheios de apêndices aerodinâmicos por todo o lado, não são bonitos.
Gostava dos carros do inicio dos anos noventa, por exemplo, eram bem mais fluidos, mais simples.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

walter disse...

Verdade, Paulo, os anos 1990 tiveram carros lindos.

E o Breder falou uma verdade: Piquet Gigantesco!

Não era para amadores, 'domar' esse carro numa pista veloz, numa flying lap.