Derek Bell - Bruce McLaren Motor Racing - McLaren M9A...
2 comentários:
Anônimo
disse...
André,
Na temporada de 1969 da F1, vários carros 4x4 apareceram (http://8w.forix.com/4wd69.html). O GP da Grã-Bretanha, então, registra o recorde de participações desses carros; ao todo quatro '4x4' estavam inscritos: Matra MS84, Lotus 63, McLaren M9A e... Cosworth F1-4WD(*)
(*) o nome do modelo não é muito certo. Já encontrei apenas "1", apenas "F1", apenas "4WD"...
O primeiro 4x4, que me lembro, apareceu em 1961 no GP da Grã-Bretanha. Era o 'Ferguson P99 Climax 1.5 L4', foi pilotado por Jack Fairman. Stirling Moss deu um 'jeitinho' e pilotou o carro um pouco, apenas pra sentir a máquina (a pilotagem compartilhada já não valia na F1).
Outro foi o 'BRM P67 BRM P60 1.5 V8', de 1964. Foi projetado com vistas à temporada de 1966, que dobraria o volume dos motores. Um carro 4x4 aproveitaria melhor o aumento de potência dos novos motores. Foi testado por Richard Attwood, inscrito no GP da Grã-Bretanha daquele ano. Não se qualificou. Sumiu depois disso. Acabou sendo bem sucedido nas Subidas de Montanha (Hill-Climb), em 1968, nas mãos de Peter Westbury (com outra motorização).
Em 1969, pelos menos 3 equipes usaram carros 4x4 em corridas válidas pelo Mundial de F1: Matra, McLaren e Lotus. - O modelo da Matra era o 'MS84'. Jackie Stewart usou esse carro apenas nos treinos de 6 GPs daquele ano: Holanda, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Estados Unidos. No GP da Grã-Bretanha, Jean-Pierre Beltoise conduziu o MS84. E, nos GPs do Canadá, Estados Unidos e México, coube a Johnny Servoz-Gavin a condução, incluindo aí o único ponto conquistado por um carro 4x4 na F1: GP da Canadá.
- O modelo da Lotus era o '63' Graham Hill usou o carro apenas em treinos (Holanda e Grã-Bretanha), assim como Jochen Rindt (Canadá). As 5 participações de John Miles, naquela temporada, foram a bordo do '63' (França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá e México). Mario Andretti disputou 2 GPs naquele ano com o '63' (Alemanha e Estados Unidos). No GP da Grã-Bretanha, Jo Bonnier também usou o '63', mas de sua equipe particular, a 'Ecurie Bonnier'.
- O modelo da McLaren era o 'M9A' Teve uma participação única. Derek Bell no GP da Grã-Bretanha (foto do post).
- O quarto carro 4X4, não chegou a disputar um GP. Era um projeto de Mike Costin (o 'COS' de Cosworth). Foi bastante testado por Trevor Taylor e inclusive pelo próprio Mike Costin. Estava insctrito para o GP da Grã-Bretanha de 1969, mas acabaram desistindo do projeto. No entanto, o carro foi apresentado ao público em Silverstone, antes do GP. Ficou conhecido como 'Cosworth F1-4WD' (http://8w.forix.com/4wd.html)
Em comun, nos quatro modelos 4x4 de 1969, o motor 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8'.
2 comentários:
André,
Na temporada de 1969 da F1, vários carros 4x4 apareceram (http://8w.forix.com/4wd69.html).
O GP da Grã-Bretanha, então, registra o recorde de participações desses carros; ao todo quatro '4x4' estavam inscritos: Matra MS84, Lotus 63, McLaren M9A e... Cosworth F1-4WD(*)
(*) o nome do modelo não é muito certo. Já encontrei apenas "1", apenas "F1", apenas "4WD"...
O primeiro 4x4, que me lembro, apareceu em 1961 no GP da Grã-Bretanha.
Era o 'Ferguson P99 Climax 1.5 L4', foi pilotado por Jack Fairman. Stirling Moss deu um 'jeitinho' e pilotou o carro um pouco, apenas pra sentir a máquina (a pilotagem compartilhada já não valia na F1).
Outro foi o 'BRM P67 BRM P60 1.5 V8', de 1964. Foi projetado com vistas à temporada de 1966, que dobraria o volume dos motores. Um carro 4x4 aproveitaria melhor o aumento de potência dos novos motores.
Foi testado por Richard Attwood, inscrito no GP da Grã-Bretanha daquele ano. Não se qualificou. Sumiu depois disso.
Acabou sendo bem sucedido nas Subidas de Montanha (Hill-Climb), em 1968, nas mãos de Peter Westbury (com outra motorização).
Em 1969, pelos menos 3 equipes usaram carros 4x4 em corridas válidas pelo Mundial de F1: Matra, McLaren e Lotus.
- O modelo da Matra era o 'MS84'.
Jackie Stewart usou esse carro apenas nos treinos de 6 GPs daquele ano: Holanda, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Estados Unidos.
No GP da Grã-Bretanha, Jean-Pierre Beltoise conduziu o MS84. E, nos GPs do Canadá, Estados Unidos e México, coube a Johnny Servoz-Gavin a condução, incluindo aí o único ponto conquistado por um carro 4x4 na F1: GP da Canadá.
- O modelo da Lotus era o '63'
Graham Hill usou o carro apenas em treinos (Holanda e Grã-Bretanha), assim como Jochen Rindt (Canadá).
As 5 participações de John Miles, naquela temporada, foram a bordo do '63' (França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá e México).
Mario Andretti disputou 2 GPs naquele ano com o '63' (Alemanha e Estados Unidos).
No GP da Grã-Bretanha, Jo Bonnier também usou o '63', mas de sua equipe particular, a 'Ecurie Bonnier'.
- O modelo da McLaren era o 'M9A'
Teve uma participação única. Derek Bell no GP da Grã-Bretanha (foto do post).
- O quarto carro 4X4, não chegou a disputar um GP. Era um projeto de Mike Costin (o 'COS' de Cosworth).
Foi bastante testado por Trevor Taylor e inclusive pelo próprio Mike Costin. Estava insctrito para o GP da Grã-Bretanha de 1969, mas acabaram desistindo do projeto.
No entanto, o carro foi apresentado ao público em Silverstone, antes do GP.
Ficou conhecido como 'Cosworth F1-4WD' (http://8w.forix.com/4wd.html)
Em comun, nos quatro modelos 4x4 de 1969, o motor 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8'.
um abraço,
Renato Breder
Breder,
excelente relato...
e como podemos observar a tentativa de uso da tração 4x4 na F1 vem de longa data...
abs...
Postar um comentário