terça-feira, 26 de julho de 2011

GP da África do Sul - Kyalami - 1969

Amigos, viajando no túnel do tempo da F1, é sempre bom recordar.

Vamos reviver o GP da África do Sul, disputado no circuito de Kyalami no dia 01/03/1969.

Observem pelas fotos como era nostálgica a F1: os carros, os fiscais de pista e o próprio pit-lane.

A prova foi vencida pelo escocês Jackie Stewart com seu Matra, motor 12cc que produzia uma sonoridade comparada a uma orquestra. No fim dessa temporada Stewart sagrou-se campeão mundial. O inglês Graham Hill defendendo as cores da Lotus chegou em 2º e Denny Hulme da McLaren completou o pódio em 3º.

Chris Amon - Ferrari
Graham Hill - Lotus
John Love - Lotus
Jackie Stwart - Matra
Jacky Ickx - Brabham

domingo, 24 de julho de 2011

GP da Alemanha: brilhou a "estrela" de Hamilton


Amigos, foi mais um GP bem disputado. Em todas as posições houveram disputas acirradas. E também, claro, as estratégias das equipes foram decisivas.

Webber mostrou que realmente não sabe largar. Hamilton assumiu a ponta e Alonso foi na cola. Felipe arriscou e não se deu bem.

No pelotão intermediário, a briga foi grande: Kobayasch, Schumi, Rosberg, Petrov, Perez...

Barrichelo, com problemas no motor, abandonou antes da metade da prova.

E Vettel, pela primeira vez no ano, ficou fora do pódio. Evolução das outras equipes? Sim. A RBR dessa vez não foi páreo para McLaren (excessão de Button que abandonou por problemas hidraúlicos) e Ferrari.

As paradas nos boxes foram decisivas para determinarem quem seria o grande vencedor. Hamilton soube aproveitar o brilhante trabalho de box de sua equipe e triunfou pela 2ª vez na temporada. Alonso ficou em 2º e Webber completou o pódio.

Felipe Massa e Vettel fizeram o último pit stop na última volta e a Ferrari acabou compromentendo o 4º lugar do brasileiro ao demorar 0,2" a mais em relação a Vettel e terminou na 5ª posição.

Os "astros" dessa vez conspiraram a favor de Hamilton...

sábado, 23 de julho de 2011

Equipes da F1: LEC

Amigos, 

O piloto inglês David Purley, herdeiro da Lec (empresa de refrigeração), fundou a LEC F1 no final de 1972. A equipe disputou 5 GPs na temporada de 1973 e outros 5 GPs na temporada de 1977.

A melhor colocação obtida por David Purley foi o 13º lugar no GP da Bélgida, no circuito de Zolder, em 05/06/1977.

Purley é lembrado por sua bravura no GP holandês de 1973, ao tentar resgatar Roger Williamson de seu carro em chamas. Em 1977, nos treinos para o GP da Inglaterra, em Silverstone, destruiu seu próprio Lec-Ford em um grave acidente, mas felizmente nada sofreu. Morreu em 1985, aos 40 anos, ao acidentar-se com seu avião de acrobacia.

 

Túnel do Tempo: GP EUA - Long Beach - 1977

Amigos, o Túnel do Tempo relembra o GP dos EUA, no circuito de Long Beach. A prova foi realizada em 03/04/1977 nas tradicionais ruas da cidade costeira da Califórnia sob um calor intenso.

Foi vencida pelo ítalo-americano Mario Andretti que defendia as cores da equipe Lotus, seguido pelo austríaco Niki Lauda da Ferrari e completando o pódio o sul-africano Jody Scheckter que guiava pela equipe canadense Wolf, estreante da temporada e que havia vencido a 1ª prova do calendário na Argentina.

Emerson Fittipaldi completou a prova em 5º lugar, a 20s do vencedor.

Mário Andretti - Lotus - ao fundo a Tyrrel de Ronnie Peterson
James Hunt - McLaren - no grid de largada

Recordar é viver...

GP da Alemanha: o "astro" diz: Webber é o pole


Amigos, encerrados os treinos classificatórios para o GP da Alemanha e o "Astro" disse: Webber é o pole position.

E Vettel ficou de fora da 1ª fila. Isso não acontecia desde o penúltimo GP do ano passado. Depois de 13 corridas o alemãozinho vai ver a traseira de um carro na largada. Mas ainda é favorito à vitória. 

Alonso e Massa também podem surpreender. Mas o Hamilton conseguiu um ótimo 2º lugar no grid e claro, vai "atacar" Webber desde o começo. A briga vai ser boa amanhã... até lá...

Mais um Brazuca na F1?



Amigos, dizem os "astros" que um novo brazuca está a caminho da F1. Felipe Nasr tá "arrebentando" na F3 inglesa. Lembram-se de Senna e Barrichelo? Pois é... E quem sabe ele virá para acabar com nosso jejum de títulos na categoria? É uma aposta... abraços

GP da Alemanha: o que dizem os "astros"?


Amigos, ontem Mark Webber foi o melhor do dia seguido por Dom Alonso das Astúrias. E hoje? O que dizem os "astros"? Continuo apostando no Vettel. Mas... tudo pode acontecer. Até a chuva pode dar o ar da graça...

Daqui a pouco começa o treino classificatório... volto depois... abraços

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Jardineira Azul"...

Amigos, posto aqui algums fotos enviadas pelo amigo Tarol durante a viagem a São João Del Rei no mês de junho passado.

O ônibus Chevrolet 1971 (há quem se refira ao modelo como "Jardineira") pertence ao amigo Robson, membro do CAARR, que após minuciosa reforma, convidou vários amigos para um passeio na terra do imortal Tancredo Neves.

Segundo o proprietário Robson, este ônibus não é uma adaptação e se encontra original de fábrica. Trata-se do último modelo encarroçado pela CAIO sobre o chassi do caminhão CHEVROLET, que no passado a frente era comumente utilizada para identificação. 

A história do passeio depois eu conto. Curtam as fotos...

Valeu...







Máquinas maravilhosas (2)...

Amigos, apreciem...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Aguaceiro...

Amigos, recordando velhos tempos da F1, posto esta foto do francês Patrick Depailler a bordo de seu Tyrrell modelo 007, durante a realização do GP da Alemanha, no circuito de Nürburgring, em 1974.

A corrida foi disputada com chuva e teve como vencedor Clay Regazzoni - Ferrari, seguido por Jody Scheckter da Tyrrell e Carlos Reutmann que completou o pódio em 3º. Patrick Depailler abandonou na volta 5 após rodar e colidir com a mureta de proteção.

Recordar é viver...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

GP da Grã-Bretanha - 1978

Amigos, no embalo do GP da Grã-Bretanha de ontem, relembro aqui um momento marcante do GP da Grã-Bretanha em 1978.

A prova foi disputada no dia 16/07/1978 no circuito de Brands Hatch e foi vencida pelo argentino Carlos Reutemann que na oportunidade defendia as cores da Ferrari, em segundo chegou Niki Lauda com a Brabham e fechando o pódio seu companheiro de equipe John Watson. Emerson Fittipaldi não completou a prova e abandonou na volta 32 com problemas no motor. No grande prêmio seguinte, na Alemanha, iria estrear na F1 o irreverente, competente e talentoso Nelson Piquet.

Na foto abaixo, Ronnie Peterson com sua Lotus 79 e motor Ford Cosworth DFV 3.0 V8 e Tony Trimmer com seu Melchester Racing McLaren M23 e também motor Ford Cosworth DFV 3.0 V8 durante os treinos classificatórios. Peterson abandonou na volta 6 com problemas na bomba de combustível e Tony não se classificou para a corrida.
 


Recordar é viver...

domingo, 10 de julho de 2011

Dom Alonso: o Príncipe das Astúrias...

Amigos, o GP da Inglaterra disputado no novo traçado de Silverstone foi sensacional. Emoção do início ao fim. Todos os ingredientes estavam reunidos: suspense, surpresa, erros, chuva, tristeza e claro, a alegria.

Alegria de Fernando Alonso que enfim, triunfou nesta temporada. E bem ao seu estilo. Quando os carros do "Touro Vermelho" definiram as duas 1ªs posições no grid de largada, pensava-se que a vitória era certa. Pensava-se. Mas corrida de automóvel não depende só do piloto ou só da máquina. Depende também da equipe. E essa falhou tanto com Webber quanto com Vettel em suas paradas nos boxes. Falhas que definiram o GP da Inglaterra, permitindo que Alonso assumisse a ponta e não largasse mais.


Foi a sua 27ª vitória na F1, igualando-se ao tri-campeão, o escocês Jackie Stewart. Uma grande marca para o Princípe das Astúrias que vem "tirando leite de pedra" de seu F-150 nesta temporada.

É certo que a equipe do cavalinho rampante progrediu demais nesta temporada e grande parte dessa evolução deve-se à Alonso. 

Vettel foi o segundo sendo pressionado no final por Webber que fechou o pódio. O alemão lidera com muita folga o mundial de pilotos.

Em 4º chegou Hamilton depois de uma disputa limpa (do meu ponto de vista) com Massa no final da prova. Barrichelo, que segue em seu calvário, chegou na 13ª posição.

Com a vitória de Alonso, o mundial passa a ter nova perspectiva e assim aumentando expectativa por novas disputas nas provas restantes. Força ao Alonso e tudo pela emoção na F1.

Valeu...

2ª Expedição de Jeepeiros à Cidade de Congonhas

Amigos, neste sábado, 09/07, aguardei e registrei a passagem do comboio de jeeps pelo Arrojado Lisboa, localidade pertencente ao município de Belo Vale.

O clube Caminho das Pedras 4x4 de BH, organizou a expedição que saiu do restaurante Ipê da Serra, na localidade de Casa Branca, na Serra do Rola Moça, município de Brumadinho, e foi em direção à cidade de Congonhas, quase sempre margeando o rio Paraopeba.

A expedição teve o apoio do Jeeprofetas de Congonhas que se juntou aos jeepeiros belo horizontinos na localidade de Pessegueiro, no município de Moeda.

O comboio contava com mais de 40 veículos entre jeeps e pickups, todos claro, devidamente apropriados para transpor as dificuldades surgidas durante o trajeto.

E claro, registrei a passagem da caravana 4x4 de um ponto "estratégico" localizado na divisa entre os municípios de Belo Vale, Jeceaba e Congonhas.

Durante a passagem, pude observar a alegria e a satisfação de todos os participantes desse belo passeio por nossa região. Estava demais...

Parabéns ao Armando e ao Marcos Carvalho, organizadores do clube Caminho das Pedras 4x4 e aos amigos Tarol, Ênio, Robson, Paulo e a todos os membros do Jeeprofetas.

Vejam abaixo as fotos da passagem do comboio pelo Arrojado Lisboa: