Raridade: achei essa linda pickup Ford F100, ano/modelo 1969 estacionada em frente ao CET (antiga escola industrial de Congonhas) e não resisti. Registrei de imediato esse que foi o primeiro veículo da Ford fabricado no Brasil em 1960. Não posso precisar a originalidade da cor mas é certo que esse modelo contemplava a pintura "saia e blusa". Agora, as rodas e pneus também não são originais. Mas ficou linda assim.
Um pouco da história:
A primeira marca automobilística a instalar-se oficialmente no Brasil foi a Ford, em 1919, com o propósito de montar o Ford Modelo T, recebido em CKD (completamente desmontado). A Ford só viria a fabricar automóveis de passeio nacionais em 1967. Antes disso (desde os meados dos anos 1950) produzia a linha de veículos pesados Ford, cujo utilitário leve era o F-100, dotado do mesmo motor V8 que viria a equipar o Galaxie. Muito eficiente, a caminhonete Ford teve uma versão luxo que servia para o trabalho e também para o lazer.
Em 1968, a F-100 foi agraciada com a suspensão dianteira independente "Twin-I-Beam", que trabalhava de maneira bem mais eficiente que o eixo rígido. Em 1972, a carroceira foi bastante modernizada, e a caminhonete passava a contar com certa leveza de linhas. Linhas suaves, suspensão competente e motor V8 faziam da F-100 o carro do "dono da fazenda", além de também ser o de trabalho. Em meados dos anos 1970, no auge da crise do petróleo, passou a ser equipada com o motor 2.300cm3 (de quatro cilindros). Era muito peso para um motor com vocação de passeio. No início dos anos 1980, com motorização a diesel, foi verdadeira "coqueluche".
FICHA TÉCNICA:
Origem e Fabricação: Ford - EUA, Ford - Brasil
Chassi e Carroceria: separados
Disposição: motor dianteiro e tração traseira
Motor: 8 cilindros em "V" OHV, 4.785cm3 e 190hp (SAE) a 4.400rpm
Câmbio: manual de 3 marchas
Recordar é viver...
2 comentários:
Legal o seu achado! Ainda mais que esta foi a primeira F100 desenhada por estilistas brasileiros. Ateh 1968 a F100 era um hibrido da 1958 americana com as grades desenhadas no Brasil (em 1965 eram oferecidas duas versoes -Rancheiro e Passeio) Em 1969 apareceu este modelo com o qual voce nos brindou. Na realidade o que mudou realmente foi o desenho dos para-lamas e do capot (externamente) e do velocimetro. Ah, e tambem as lanternas traseiras e, naturalmente a suspensao Twin Beam. Saudades daquela epoca...! Sempre gostei de picapes. Aqui na Florida eu tenho uma F100 1978 que comprei na Georgia ha uns quatro anos atras e reformei toda. A julgar pelos cumprimentos que recebo todos os dias de pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etarias, ficou muito joia! Se quiser posso lhe enviar umas fotos. O meu email eh chhabib@comcast.net
Um grande abraco e que vc. continue nos trazendo boas recordacoes daquela epoca.
Carlos Habib
Boa tarde.
Esta caminhote é de meu marido Gilmar Rezende. E ela estava em frenta ao CET que o local onde trabalho, e vou com ela pra escola.
Kelly
Postar um comentário