terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vettel vence em Abu Dhabi e é vice-campeão

O alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2009 da Fórmula 1, e assim ficou com o vice-campeonato. Seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, fechou a dobradinha para a Red bull, enquanto o campeão, Jenson Button, terminou a corrida em terceiro. Rubens Barrichello recebeu a bandeirada quadriculada na quarta posição.

Na largada, Hamilton manteve a ponta sem dificuldades, seguido por Vettel e Webber. Barrichello largou bem e até tentou ganhar uma posição, mas o australiano da Red Bull fechou a porta e passou por cima da asa dianteira do brasileiro, arrancando alguns elementos.


Barrichello então perdeu rendimento e, no final da primeira volta, já foi ultrapassado por Button. o brasileiro conseguiu retomar um bom ritmo apenas depois de algumas voltas, após os pneus estarem devidamente aquecidos.


Na frente, Hamilton abriu vantagem nas primeiras voltas, mas não da forma como era esperada depois do seu desempenho no treino classificatório. Depois de dez voltas, sua vantagem era de apenas um segundo.


Isso acabou determinando a inversão de posições após a primeira parada. Nas duas voltas a mais que teve na pista, o alemão conseguiu andar mais rápido para voltar à pista na frente após sua parada.


Mas a disputa acabaria poucas voltas depois. Logo depois da parada a McLaren já avisava Hamilton sobre um problema nos freios traseiros e, duas voltas depois, o inglês abandonava, após ter passado reto em uma curva.


Nessa altura da prova, na volta 23, Vetell e Webber lideravam, com o surpreendente Kobayashi, da Toyota, em terceiro - ainda sem fazer sua parada. Button era o quarto e Barrichello, o quinto. Em sexto aparecia Raikkonen, seguido por Kovalainen, ambos também sem parar.


Quando Kobayashi, Raikkonen e Kovalainen fizeram suas paradas, os oito primeiros passaram a ser: Vettel, Webber, Button, Barrichello, Heidfeldk Trulli, Kubica e Rosberg.


Quando os pilotos efetuaram a segunda parada, o posicionamento na pista ficou assim: Vettel, Webber, Button, Barrichello, Heidfeld, Kobayashi, Trulli e Buemi. E essas posições foram mantidas até a bandeirada quadriculada.


Button, nas últimas voltas, ainda tentou tomar o segundo posto de Webber, que tinha dificuldades com o carro. O australiano, porém, conseguiu manter-se à frente e garantiu a dobradinha para a equipe Red Bull.


Vettel, então, sagrou-se vice-campeão do mundo, mesma posição em que na equipe Red Bull fechou o campeonato de construtores, enquanto Button fechou o ano de seu título com um pódio.

Nenhum comentário: