quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Toyota deixa a Fórmula 1...

Toyota começou a disputar o Mundial de Fórmula na temporada de 2002

A Toyota, maior fabricante mundial de veículos, anunciou nesta quarta-feira que vai se retirar da Fórmula 1 por razões econômicas. Com isso, a categoria não terá nenhuma escuderia japonesa na próxima temporada.


Em comunicado, a empresa confirmou as informações publicadas pelo jornal japonês "Mainichi" e se une a outras marcas japonesas que decidiram abandonar o automobilismo, como Honda, no início do ano, na Fórmula 1, além de Suzuki e Subaru no Mundial de Rali.


A Toyota começou a disputar a Fórmula 1 em 2002 e os planos da montadora eram continuar até 2012, mas a grave situação econômica atual, como assinala na nota, provocou uma retirada precipitada da modalidade mais famosa do automobilismo mundial.


Segundo a agência local Kyodo, a decisão tomada pela Toyota pretende diminuir o custo milionário da participação na alta competição. A montadora espera encontrar um comprador na Europa para a escuderia.


A Honda, que saiu da F-1 no fim da temporada 2008, vendeu a escuderia, que passou a se chamar Brawn GP e conquistou o Mundial de Pilotos com o inglês Jenson Button.


No comunicado, a Toyota agradece ao apoio dos torcedores e assegurou que vai tratar de conseguir a melhor solução para os empregados da escuderia e aqueles que se veem afetados pela decisão.

Nenhum comentário: