terça-feira, 26 de maio de 2009

5x Button...

Jenson Button comemora a vitória em Mônaco

O domínio de Jenson Button na temporada 2009 da Fórmula 1 está deixando a concorrência em uma situação complicadíssima. Ninguém consegue sequer incomodar o inglês, que já ganhou cinco em seis corridas disputadas. Neste domingo, em Mônaco, a vantagem foi grande desde o início e o líder do campeonato fez aquilo que seus compatriotas chamam de sunday drive. Ou seja, teve muita facilidade para chegar na frente.


Pela segunda corrida seguida, Rubens Barrichello chegou na segunda posição. O brasileiro teve problemas com o graining - resíduos de borracha que ficam na área de contato com o asfalto - em seus pneus antes da primeira rodada de pit stops e perdeu muito terreno em relação ao companheiro de equipe na Brawn GP. Cada vez mais uma reação do brasileiro parece improvável. Button caminha a passos largos para o título.


A Ferrari merece um destaque positivo nesta corrida. A equipe italiana deu sinais de melhora com Kimi Raikkonen e Felipe Massa, que só foram superados pelos carros da Brawn e andaram rápido durante toda a corrida. Mas é bom analisar este avanço com cautela: Mônaco não exige muito da parte aerodinâmica. Como o importante na pista do principado é a aderência mecânica, os carros vermelhos ainda precisam de mais testes.


As corridas da McLaren e de Sebastian Vettel, da RBR, decepcionaram. A equipe inglesa não conseguiu chegar ao ritmo da Ferrari, que tinha problemas parecidos com os dela no início do ano, mas conseguiu evoluir. Resultado: desempenhos melancólicos de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. Já o alemão, terceiro no campeonato, também teve problemas com o graining e perdeu muito tempo. Quando tentava recuperar, acertou a barreira de pneus na Sainte Devote. A revelação vem cortando um dobrado contra o companheiro Mark Webber. O australiano está colocando Vettel no bolso nesta fase da temporada.

Nenhum comentário: