domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nascar 2009: Daytona 500 é hoje...

A temporada 2009 da Nascar, a categoria mais popular do automobilismo norte-americano, começa neste domingo com sua prova mais tradicional, as 500 milhas de Daytona, um oval de quatro quilômetros, cercada pela tensão da crise mundial que atinge as empresas fabricantes de carro no mundo. Por causa disso, a expectativa entre os organizadores não é otimista: é de queda de espectadores.

"Creio que teremos queda de um dígito, não creio que sejam dois", diz o diretor de Mercado da Nascar, Steve Phelps, ao se referir à assistência de 2009 em comparação com a do ano passado, sem detalhar números (o público total da categoria estima-se em 75 milhões de pessoas nos EUA). "Provavelmente a história não será diferente de outros esportes. A economia foi afetada. Temos menos ingressos vendidos", reforçou.

No Daytona 500, considerado o Super Bowl da categoria, cerca de 200 mil torcedores devem assistir à prova no autódromo. A expectativa dos torcedores é se o tricampeão Jimmie Johnson conseguirá o recorde de quatro títulos consecutivos ou se o seu popular rival Dale Earnhardt Jr. finalmente conseguirá ser campeão pela primeira vez. O colombiano Juan Pablo Montoya, ex-piloto da Fórmula 1, participa da categoria e larga em oitavo lugar.

A prova terá transmissão a partir das 17 horas (de Brasília) e pelos canais por assinatura Speed e Bandsports (este a partir das 18h30).

Veja o grid de largada (entre parênteses o número do carro):
1. (1) Martin Truex Jr., Chevrolet
2. (5) Mark Martin, Chevrolet
3. (24) Jeff Gordon, Chevrolet
4. (18) Kyle Busch, Toyota
5. (14) Tony Stewart, Chevrolet
6. (83) Brian Vickers, Toyota
7. (48) Jimmie Johnson, Chevrolet
8. (42) Juan Pablo Montoya, Chevrolet
9. (20) Joey Logano, Toyota
10. (11) Denny Hamlin, Toyota

Nenhum comentário: