segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Saiu a nova numeração para 2009 na F1

A Federação Internacional de Automobilismo divulgou neste fim de semana a numeração oficial da Fórmula 1 para 2009. Como é tradição na categoria, o campeão do ano anterior vai correr com o número 1. Dessa vez, a honra cabe ao inglês Lewis Hamilton, que levou o título da temporada passada com o 22. Na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa deixou o número 3 para o finlandês Kimi Raikkonen e vai disputar a temporada com o 4. Por sua vez, Nelsinho Piquet ficou com o 8, enquanto seu companheiro de equipe Fernando Alonso levará o 7 em seu carro.

A numeração leva em conta a classificação do Mundial de Construtores do ano passado. Quanto melhor a colocação, menor o número. A única mudança ocorreu entre McLaren e Ferrari: como o time prateado levou o título de pilotos com Hamilton, vai correr em 2009 com o número 1 e, consequentemente, também com o 2. Assim, a Ferrari disputa a temporada com o 3 e o 4. Terceira colocada, a BMW alinha com o 5 e o 6, e assim sucessivamente.

Em comparação com a temporada de 2009, apenas três pilotos mantiveram seus números. O alemão Sebastian Vettel saiu da Toro Rosso para a Red Bull, mas continua com o carro 15. Já a dupla da Force India também não muda de numeração: o germânico Adrian Sutil mantém o 20 e Giancarlo Fisichella prossegue com o 21. Como sempre, não há ninguém com o 13 porque o número é considerado "amaldiçado" pelos supersticiosos chefes de equipe. Segundo a lista da FIA, os números 18 e 19 estão reservados para a "nova Honda", caso a equipe japonesa encontre um comprador e permaneça no grid.

Nesta segunda-feira, a Ferrari deu início à época de lançamento dos novos carros da Fórmula 1 ao apresentar o modelo F60. Na próxima quinta, será a vez da Toyota e, na sexta, da McLaren. "Estamos bem à frente do nosso cronograma", garantiu o chefe do time prateado, Ron Dennis, em entrevista à emissora alemã RTL.

No dia 20, terça-feira que vem, a BMW mostra seu novo carro no circuito de Valência. "Nossa equipe está cumprindo o cronograma. A produção ocorreu exatamente de acordo com o plano. Já estamos focados no dia 20", afirmou o diretor de gerência da equipe alemã, Walter Riedl.

Logo abaixo, confira a numeração completa dos carros para 2009:

1. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2. Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes)
3. Kimi Raikkonen (Ferrari)
4. Felipe Massa (Ferrari)
5. Robert Kubica (BMW Sauber)
6. Nick Heidfeld (BMW Sauber)
7. Fernando Alonso (Renault)
8. Nelsinho Piquet (Renault)
9. Jarno Trulli (Toyota)
10. Timo Glock (Toyota)
11. Sebastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari)
12. A definir (Toro Rosso-Ferrari)
14. Mark Webber (Red Bull-Renault)
15. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
16. Nico Rosberg (Williams-Toyota)
17. Kazuki Nakajima (Williams-Toyota)
18. A definir ("Nova Honda")
19. A definir ("Nova Honda")
20. Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
21. Giancarlo Fisichella (Force India-Mercedes)

Nenhum comentário: