sábado, 18 de outubro de 2008

Veja o que é necessário para a decisão vir para o GP do Brasil

Última etapa da temporada 2008, o GP do Brasil pode decidir, pela quarta vez seguida o campeão da Fórmula 1. No entanto, o resultado do GP da China terá de colaborar para que a festa do título seja realizada novamente em Interlagos, como aconteceu em 2005 e 2006, com Fernando Alonso; e em 2007, com Kimi Raikkonen. Mas você sabe o que é necessário para disputa vir para cá?

arte/Montagem sobre foto da Reuters

Massa x Hamilton: saiba o que o piloto da Ferrari precisa para ser campeão em casa, no GP do Brasil

Com cinco pontos de vantagem sobre Felipe Massa no campeonato (84 a 79), Lewis Hamilton precisa fazer seis a mais que o brasileiro no GP da China. Ou seja, em caso de vitória, o inglês precisa torcer para que o piloto da Ferrari chegue abaixo da quinta posição.

Se Hamilton for o segundo colocado, ele terá de torcer para que Massa chegue da sétima posição para baixo. Em caso do inglês terminar a corrida em Xangai em terceiro, o brasileiro não pode pontuar. Com o piloto da McLaren abaixo da quarta posição, a decisão obrigatoriamente vem para o GP do Brasil.

Como está em desvantagem, Massa não tem chances de assegurar o título na China. Mas pode chegar no GP do Brasil em melhor condição do que a atual. Para depender apenas de seu resultado em Interlagos, o brasileiro da Ferrari precisa fazer pelo menos três pontos a mais que Hamilton. Ou seja, os dois não podem chegar em posições coladas (1º e 2º; 2º e 3º; e assim por diante).

Vale lembrar que Robert Kubica, 12 pontos atrás de Hamilton, ainda tem chances matemáticas de conquistar o título deste ano. Para o polonês chegar ao GP do Brasil com chances, ele tem de fazer três pontos a mais que o inglês na China, além de conseguir, no máximo, dois a menos que Felipe Massa.

Nenhum comentário: