terça-feira, 16 de setembro de 2008

'Grandissimo!'

Por Rafael Lopes

E a Fórmula 1 teve um novo vencedor neste fim de semana. A revelação alemã Sebastian Vettel fez história ao chegar em primeiro no GP da Itália de Fórmula 1, disputado em Monza, com uma STR. Com pista molhada, ele deu show, mesmo com a McLaren de Heikki Kovalainen largando ao seu lado (ou logo atrás, por causa do safety car). Em nenhum momento sofreu ameaças de algum rival. Perfeito. Foi, como disse seu engenheiro, pelo rádio, “Grandissimo”.

Mas não foi só Vettel que se destacou. Lewis Hamilton, que largava em 15º, fez uma brilhante corrida de recuperação e chegou a estar em segundo após a metade da prova. Contudo, a necessidade de trocar os pneus de chuva forte para os intermediários, logo após seu pit stop programado, acabou com suas esperanças. O inglês mostrou que, quando respeita os limites da pista, é um ótimo piloto. Ele não precisa de subterfúgios para ultrapassar seus rivais.

Muita gente falou sobre a corrida de Felipe Massa. Achei sem brilho, mas inteligente. Ele compreendeu suas limitações na pista molhada e optou por fazer uma corrida conservadora, pensando, mais uma vez, no campeonato. Se não deu para ultrapassar Hamilton nos pontos, pelo menos a desvantagem caiu para um ponto. Outros destaques da prova foram Robert Kubica e Fernando Alonso, que investiram na tática certa e conseguiram bons lugares na zona de pontuação.

Ainda faltam quatro corridas para o fim da temporada e este campeonato ainda vai pegar mais fogo ainda…

Nenhum comentário: